A época do Iberian Supercars, o Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars Jarama RACE têm o seu início no próximo fim-de-semana (25-26 de maio), com o Jerez Classic e conta com uma lista de inscritos recorde, de 42 carros. A Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, será representada pelos pilotos Carlos Vieira e Bernardo Sousa, ao volante do Toyota GR Supra GT4 EVO preparado pela Sports & You.
Ambos os pilotos estão a “contar as horas” para acelerar em pista. Bernardo Sousa referiu: “Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria com a Toyota e desejosos por começar o campeonato! Nas sessões de treinos que fizemos com o Toyota GR Supra GT4 EVO ficamos muito satisfeitos com o desempenho e a adaptação ao carro foi rápido. É um desafio grande competir nos dois campeonatos. São cinco provas desafiantes.”
O campeonato:
Os quarenta e dois carros estão divididos por três categorias. A categoria GT4 é a mais representativa, com vinte e oito carros de treze equipas distintas, ao passo que a de Turismos terá cinco viaturas e a GTC sete.
Na grelha de partida de Jerez, estarão dezasseis modelos de onze marcas diferentes, contribuindo para o exotismo e espetacularidade que os carros GT e de Turismo emprestam às competições de pista, estando assegurado um espetáculo com corridas animadas em várias categorias e divisões.
Toyota GR Supra GT4 EVO
Apesar do sucesso na classe, a Toyota apresentou em 2023 a versão EVO. Apesar da constante procura por um melhor desempenho o desenvolvimento centrou-se em três áreas principais: travões, comportamento e motor.
Graças a um sistema de travagem melhorado, definições de ABS adaptadas, a mais recente tecnologia de amortecedores KW e uma especificação atualizada da barra estabilizadora, o GR Supra GT4 EVO proporciona um comportamento melhorado e velocidades em curva mais elevadas.
O GR Supra GT4 EVO conta com um aumento de potência e a uma curva de binário otimizada do bloco de seis cilindros 3 litros Turbo, que beneficia de um sistema de arrefecimento otimizado.
Detalhes técnicos:
Cilindrada 2.998 cm3
Tipo de motor: 6 cilindros em linha, turbocompressor twin-scroll
Transmissão: automática ZF modificada com patilhas no volante
Peso 1.370 kg*
Comprimento 4.460 mm
Largura 1.855 mm
Artigo por Rui Reis