Depois da contratação do avançado brasileiro Marcos Leonardo, o Benfica oficializou o empréstimo do lateral esquerdo espanhol Álvaro Carreras.
O Benfica anunciou a contratação do lateral esquerdo Álvaro Fernández Carreras, proveniente dos ingleses do Manchester United. O jovem jogador de 20 anos chega por empréstimo até ao final desta temporada, com as águias a terem uma opção de compra fixada nos seis milhões de euros (6.000.000€), e vai vestir a camisola número 3.
A contratação de Álvaro Carreras surge como uma resposta às dificuldades que os encarnados têm sentido no lado esquerdo da sua linha defensiva. Com a saída de Grimaldo, para o Bayer Leverkusen, e de Ristic, para o Celta de Vigo, no verão de 2023, o treinador Roger Schmidt tem desde então procurado encontrar a melhor solução para a respetiva posição, onde nesta época já adaptou o médio Aursnes e o defesa central Morato. Bernat (emprestado pelo Paris Saint-Germain) e Jurásek (contratado por 14 milhões de euros ao Slavia Praga) – laterais esquerdos do plantel do Benfica – não têm correspondido com as expectativas devido a problemas físicos e/ou falta de adaptação a um novo contexto competitivo.
✍ Bem-vindo, Álvaro Carreras! 🦅 pic.twitter.com/slkve2hOKN
— SL Benfica (@SLBenfica) January 16, 2024
O novo lateral esquerdo das águias é internacional espanhol (sub-21) e foi formado no Deportivo da Corunha e no Real Madrid, tendo assinado pelo Manchester United quando ainda tinha idade de júnior. Embora não tenha tido oportunidades na equipa principal dos ‘red devils’, Álvaro Carreras conta com experiências no Preston (segunda divisão de Inglaterra) e no Granada (primeira liga de Espanha) – emblema onde se encontrava emprestado nos primeiros seis meses desta época.
Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado no mercado de transferências de futebol, o acordo entre Benfica e Manchester United inclui uma cláusula que torna a compra obrigatória, por parte dos encarnados, caso Álvaro Carreras seja titular em 50% dos jogos até ao final da temporada. Para além disso, os ‘red devils’ garantiram ainda o direito de uma recompra do passe do lateral esquerdo e uma percentagem numa venda futura do respetivo jogador – os números destas cláusulas não foram divulgados por nenhum dos dois clubes envolvidos no negócio.
🚨🔴 Benfica and Man Utd have just signed Álvaro Fernández deal!
Exclusive details.
◉ Loan with buy option: €6m.
❗️Deal becomes permanent if Álvaro plays 50% games as a starter.
◉ Man Utd will have buy back clause.
◉ Man Utd also have matching rights and sell-on clause. pic.twitter.com/uSEHx6LXGD
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) January 16, 2024
O Benfica, que neste mês de janeiro já anunciou a contratação a título definitivo do avançado brasileiro Marcos Leonardo, está ativo neste mercado de inverno com o objetivo de reforçar o plantel orientado por Roger Schmidt para as competições nacionais (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga) e internacionais (Liga Europa).