Desde 2010 que a venda de smartphones era liderada pela Samsung , mas no ano de 2023 foi a Apple que ficou no topo dessa mesma categoria.
A Apple conquistou o primeiro lugar nas vendas de smartphones, relativas ao ano de 2023, superando a gigante sul-coreana Samsung. De acordo com a empresa de consultoria IDC, este feito marca a primeira vez, desde 2010, que outra marca para além da Samsung ocupa o todo do mercado de smartphones.
Os dados fornecidos pela IDC revelam que a Apple registou a venda de mais de 234 milhões de iPhones em 2023, consolidando uma participação de 20,1% do mercado global. Este desempenho excecional posiciona a Apple como a única marca do top-3 a apresentar um crescimento anual positivo, onde alcançou os 3,7%.
A diretora de investigação da IDC, Nabila Popal, atribui estes números à estratégia da Apple. “O sucesso e a resiliência contínuos da Apple devem-se em grande parte à tendência crescente para dispositivos ‘premium’, que agora representam mais de 20% do mercado, às ofertas agressivas de troca para modelos mais antigos e aos planos de financiamento a taxa zero”, referiu Nabila Popal.
Porém, a Apple não alcançou este sucesso sem ter que enfrentar alguns obstáculos. O relatório da IDC destaca “os desafios regulatórios crescentes e uma concorrência renovada da Huawei na China, o seu maior mercado” e o contexto desfavorável a nível mundial, com o número de smartphones vendidos em 2023 a cair para 1,17 mil milhões de unidades – queda de 3,2% –, que equivale ao “menor volume anual numa década, devido em grande parte aos desafios macroeconómicos”, explica a respetiva empresa de consultoria. No entanto, a IDC prevê uma recuperação para este ano de 2024, visto que no quarto trimestre de 2023 houve um crescimento de 8,5%.
Samsung ficou em segundo lugar
A Samsung posicionou-se como a segunda marca com mais vendas de smartphones, ao somar 226 milhões de dispositivos vendidos em 2023 (19,4% do mercado global). O relatório da IDC mostra ainda que os sul-coreanos tiveram, no ano passado, uma diminuição nas suas vendas de 13,6%, feito que, de acordo com os especialistas, é explicado pelo enorme sucesso da Apple e pela diversificação do mercado Android.
“A Apple certamente desempenhou um papel no declínio da Samsung, mas o espaço Android como um todo está a diversificar-se. A Huawei está de volta e a fazer rápidas incursões na China. Marcas como OnePlus, Honor , Google e outras estão a lançar dispositivos muito competitivos na faixa de preço mais baixa de um topo de gama”, realçou Ryan Reith, vice-presidente do departamento da IDC dedicado a este mercado.