A companhia de teatro, Seiva Trupe, anunciou esta sexta-feira (8 de março) a morte de Estrela Novais, renomada atriz de teatro e televisão.
A comunidade do teatro português está de luto devido ao falecimento da atriz Estrela Novais aos 70 anos de idade. A notícia foi confirmada, esta sexta-feira (8 de março), nas redes sociais da companhia de teatro Seiva Trupe, a qual Estrela Novais, António Reis e Júlio Cardoso fundaram em 1973.
Nascida no ano de 1953 na cidade do Porto, a conhecida atriz portuguesa iniciou a sua carreira no teatro em 1970, com “Bodas de Sangue” (Garcia Lorca) quando tinha apenas 17 anos, e tornou-se desde então uma presença marcante nos palcos portugueses. Para além do seu trabalho no teatro, Estrela Novais também deixou a sua marca na televisão, onde participou em várias novelas de sucesso, como “Olhos de Água“, “Dei-te Quase Tudo” e “Belmonte“.
O legado artístico da atriz é vasto e reconhecido, ao ponto de durante a sua carreira ter recebido diversos prémios, como o de ‘Melhor Atriz de Teatro’ atribuído pela revista Mulheres, em 1984, e o de ‘Melhor Atriz de Cinema’ pela revista Nova Gente, em 1986.
Estrela Novais, que completaria 71 anos na próxima quarta-feira (13 de março), tem sido durante o decorrer desta sexta-feira lembrada com carinho e admiração por vários dos seus colegas de profissão, entre eles o ator Ricardo Castro que expressou a sua dor e gratidão à atriz através de uma mensagem na sua página oficial de Instagram.
“Meu amor, minha Estrela Novais, estava-me a ensaiar para te escrever uma carta para receberes no dia dos teus anos, dia 13 de março. Devo-te tanto. Obrigado. Até já”, pode ler-se na publicação feita por Ricardo Castro.
A morte da atriz Estrela Novais representa uma perda irreparável para o mundo da representação de Portugal, mas o seu talento, a sua paixão e as imensas contribuições que deu para a cultura portuguesa vão permanecer na memória de várias gerações.
[Em nome de toda a redação, a New Men apresenta à família e aos amigos de Estrela Novais as mais sentidas condolências]