
O estúdio Bird Studio fez o anúncio esta sexta-feira (8 de março), mas a morte de Akira Toriyama aconteceu no passado dia 1 de março.
O criador da icónica banda desenhada japonesa ‘Dragon Ball’, Akira Toriyama, faleceu aos 68 anos de idade após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O anúncio da morte foi feito, esta sexta-feira (8 de março), nas redes sociais do estúdio Bird Studio, fundado pelo próprio.
“Lamentamos muito informar que o criador de manga [banda desenhada japonesa] Akira Toriyama morreu em 1 de março. Esperamos que o mundo icónico de criação de Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo”, referiu o respetivo estúdio na manhã desta sexta-feira.
O comunicado da Bird Studio lamentou a perda do autor e destacou que o mesmo estava atualmente envolvido em vários projetos “com grande entusiasmo”. O estúdio japonês realçou a longa trajetória criativa do autor, que se estendeu por mais de 45 anos, expressando o desejo de que seu legado continue a ser amado e apreciado por muitas gerações futuras.
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
Nascido no dia 5 de abril de 1955, na cidade de Nagoya (Japão), Akira Toriyama tornou-se ao longo da sua vida uma figura proeminente da indústria da banda desenhada japonesa. Para além de ‘Dragon Ball‘, Akira Toriyama foi reconhecido por outras obras influentes como ‘Dr. Slump‘ e por criar personagens para videojogos como ‘Dragon Quest‘, ‘Chrono Trigger‘ e ‘Blue Dragon‘.
O funeral de Akira Toriyama já ocorreu num ambiente reservado somente para a família e amigos, conforme os desejos expressos pelo criador da banda desenhada japonesa ‘Dragon Ball’. No mesmo comunicado, a Bird Studio solicitou ainda para que o público respeite estes desejos e evite enviar flores ou outras demonstrações de condolências.
1984 – o ano da criação de ‘Dragon Ball’
A banda desenhada ‘Dragon Ball‘, criada em 1984 – celebra em 2024 os 40 anos de existência –, tornou-se numa das obras mais icónicas da cultura pop japonesa e mundial, ao narrar as aventuras do prodígio das artes marciais Son Goku. Com mais de 260 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e inúmeras adaptações para televisão, cinema e videojogos, o legado de Akira Toriyama é inegavelmente marcante.