
Um desafio em família para pôr as mãos na massa e espalhar doçura pela casa.
O frio começa a chegar e, com ele, desperta a vontade de acender o forno e deixar que a casa se encha de aromas doces e reconfortantes. É o sinal de que o Natal está a caminho. Este ano, a Sidul lança o desafio perfeito às famílias para dar início à magia da época: construir uma Casa de Gengibre.
Com o açúcar certo, uma boa dose de criatividade e o espírito natalício no ar, cada parede, janela e telhado ganham forma e transformam-se num momento doce partilhado em família.
Preparar esta casa é mais fácil (e divertido) do que parece. Pronto para o desafio?
Para esta receita vai precisar de:
Para a casa:
- 150g de manteiga amolecida
- 100g de Açúcar Areado Amarelo Sidul
- 250g de farinha
- 1 ovo
- 1 c. chá de sal
- 1 c. sobremesa de canela em pó
- 3 claras de ovo
- Começar por bater o Açúcar Areado Amarelo com a manteiga amolecida até que fique cremoso. Juntar o ovo e bater novamente.
- Juntar a farinha, o sal, a canela e o gengibre e amassar até ficar homogéneo. Depois, formar uma bola, envolvê-la em película aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos 1 hora.
- Estender a massa com um rolo e cortar as peças da casa para serem formadas as paredes e o telhado (não esquecer de fazer buracos para as janelas e porta!).
- Colocar a massa cortada sobre um tabuleiro de forno, coberto com papel vegetal. Para garantir que a massa se mantém na forma cortada, deixar as janelas e porta no interior das paredes enquanto vai ao forno. Levar ao forno por 10 minutos a 190ºC e depois deixar arrefecer.
- Bater as claras em castelo. Quando a vara de arames deixar marcas, juntar aos poucos o Açúcar em Pó Sidul. Bater até que o glacé fique bem firme.
- Colocar num saco de pasteleiro e utilizá-lo como cola para unir as paredes da casa.
- Quando as paredes estiverem de pé, deixa secar por 3 horas ou colocar no frigorífico para acelerar o processo.
- Para o telhado, colar as duas partes do telhado, lado a lado, a uma folha de papel vegetal para que seja mais fácil mantê-lo fixo. Usar a “cola” para prender o telhado às paredes da casa, sem esquecer de aplicar uma camada extra no topo para garantir a união das duas partes do telhado. Deixar secar por 3 horas novamente.
