Um estudo revelou que 40% dos cidadãos considera difícil interagir com serviços públicos quando têm dúvidas ou precisam de ajuda. A ‘Salesforce’ constatou que os agente de IA podem ajudar a reconstruir essa confiança.
A ‘Salesforce’, uma líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), apresenta os resultados do novo estudo global feito através de um inquérito em mais de 15 países. Assim foi possível averiguar qual a confiança nos serviços públicos e nos governos.
Uma confiança que tem vindo a diminuir ao longo dos anos, em que os agentes de IA podem ajudar a reconstruir. Tendo em conta que, 90% dos inquiridos a afirmar que utilizariam um agente de IA para interagir com o governo. Os cidadãos analisados constatam que existe espaço para melhorias no que respeita aos serviços públicos, cerca de 40%.
Esta é uma excelente oportunidade para que os governos possam reforçar a confiança dos serviços públicos, de forma a, simplificá-los e a acelerar os tempos de resposta. Face às restrições orçamentais, os agentes podem aumentar as capacidades dos funcionários públicos e servir melhor os seus eleitores, sem terem de aumentar drasticamente a dimensão das equipas.
O vice-presidente executivo e diretor geral do setor público da Industries Cloud, Nasi Jazayeri afirma que estas “soluções de IA, como a plataforma de trabalho digital Agentforce da ‘Salesforce’, podem ajudar os governos a otimizarem e escalarem os serviços, para melhor satisfazerem as necessidades”.