Os Vinhos do Porto Vintage da Krohn nascem de uvas colhidas na sua Quinta do Retiro Novo e para comemorar os seus 160 anos, a marca vai lançar a colheita de 2022 desta variante de Porto.
Fundada em 1865 por dois jovens primos noruegueses, Theodor Wiese e Dankert Krohn, então como Wiese & Krohn, a companhia nasceu vocacionada para a exportação de Vinho do Porto, tendo construído a sua reputação graças à qualidade dos seus Vintage e Colheitas, envelhecidos em cascos de madeira.
Actualmente integrada na WineStone, a plataforma de investimentos do Grupo José de Mello, a Krohn tem na Quinta do Retiro Novo, na pequena aldeia de Sarzedinho, a sua base. Localizada em pleno vale do Rio Torto, em solo e altitude perfeitos para a produção dos melhores Vinhos do Porto, a propriedade destaca-se pela aptidão das suas vinhas, muitas delas velhas, caracterizadas pela baixa densidade e produtividade de plantação, que resultam em uvas de qualidade.
Pela primeira vez, David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, anuncia o lançamento de um Vintage da Krohn: “É uma honra ser o porta-voz desta boa nova, sobretudo num ano em que a marca cumpre um aniversário ‘redondo’, que tão bem traduz a longevidade dos seus vinhos. A integração da Krohn no portefólio da WineStone tem permitido, à nossa equipa de enologia, uma descoberta constante e deslumbrante de Vinhos do Porto com imensa história e plenos de caráter e identidade. Uma linha que continuamos, preservamos e valorizamos ao lançar o Krohn Vintage 2022.”
Marcada por condições climáticas extremas, a vindima de 2022 na Região Demarcada do Douro foi antecedida por meses dos mais quentes e secos já registados, com temperaturas que atingiram recordes históricos (47°C no Pinhão, em Julho). A colheita foi, assim, antecipada para finais de agosto, tornando-se numa das mais precoces de sempre. Estas condições ditaram a produção de vinho de excecional qualidade, com as características necessárias para ser declarado Vintage pela equipa de enologia da WineStone.
O Krohn Vintage 2022 apresenta uma cor púrpura profunda e opaca, complexo no nariz, com aromas de frutos silvestres, amora, cereja, cassis e delicadas notas de violeta. No paladar, destaca-se pela estrutura intensa, taninos polidos e sedosos, acidez equilibrada e grande frescura. “O final é longo e refinado, refletindo a elegância característica da Krohn e o seu excelente potencial de envelhecimento”, confirma o enólogo David Baverstock .
O Krohn Vintage 2022 estará disponível no mercado a partir de meados deste mês de Outubro.
A designação Vintage é a classificação mais alta que pode ser atribuída a um vinho do Porto. Considera-se Vintage o vinho do Porto obtido da colheita de um só ano e de uma só vinha(normalmente da mesma casta), e é uma denominação atribuída apenas em anos considerados de excepcional qualidade. Sofrem um envelhecimento em casco por um período máximo de dois anos e meio, sendo posteriormente envelhecidos em garrafa.
O seu potencial de envelhecimento é enorme sendo por isso recomendável a sua guarda por um período nunca inferior a 3 a 4 anos em garrafa.
Com o envelhecimento em garrafa torna-se suave e elegante, desaparecendo gradualmente a adstringência inicial. Adquire, por isso, um aroma equilibrado, complexo e muito distinto. Aos Vintage com alguns anos em garrafa estão associados aromas de torrefação (chocolate, cacau, café, caixa de charutos, etc.), aromas de especiarias (canela, pimenta,…) e, por vezes, aromas frutados.
O que é o Grupo José de Mello
O Grupo José de Mello é um grupo económico de reconstrução recente, com uma estrutura acionista estável e de base nacional, sendo um dos maiores grupos empresariais portugueses.
Com uma intervenção diversificada na economia, o Grupo José de Mello assume um posicionamento competitivo assente num conjunto de participações em empresas que atuam em diferentes áreas de negócios:
Indústria química, energia e tratamento de águas
A Bondalti, herdeira da histórica marca CUF, é o maior operador português na área da indústria química, tendo alargado recentemente a sua atividade aos setores da energia e do tratamento de águas.
Saúde
A CUF é o maior operador privado de cuidados de saúde em Portugal, gerindo uma rede de 42 unidades de saúde – hospitais, clínicas e centros de saúde – presentes em 31 municípios.
Infraestruturas e mobilidade
A Brisa é uma referência nacional e internacional na gestão e exploração de autoestradas em Portugal, assumindo um posicionamento corporativo que liga a era das infraestruturas à era da mobilidade, tendo o cliente no centro da sua atividade.
Vinho
A WineStone é a mais recente plataforma de negócios do Grupo José de Mello, que reforça assim a sua atuação empresarial no setor do vinho.