
Há novas razões para sair à rua (ou melhor, para subir aos rooftops e mergulhar em ambientes sofisticadamente descontraídos). Dois dos espaços mais vibrantes da capital – Kikubari by Kabuki e o Rossio Gastrobar — renovaram cartas e surpreendem com criações onde o sabor, a partilha e a mixologia de autor são os protagonistas. A New Men foi experimentar e conta tudo.
Kikubari by Kabuki: Japão e Mediterrâneo à mesa
É no coração de Lisboa, junto ao Parque Eduardo VII, que o Kikubari by Kabuki nos convida a uma viagem sem escalas entre o Japão e o sul da Europa. A nova carta, servida das 12h30 à meia-noite durante a semana, equilibra elegância e descontração, e esse é, aliás, o espírito deste bar/restaurante com a chancela de uma estrela Michelin.
A fusão revela-se em propostas como as gyozas de carabineiro com caviar, o ousado prego de wagyu ou o exótico Niku-Take Nabe. Para quem prefere um menu mais leve (mas sem comprometer a experiência), há uma Bento Box diária que inclui sopa, prato e sobremesa. Destaque ainda para os doces, como o cremoso de yuzu com chocolate branco ou o kakigori com fruta fresca — uma delícia visual e gustativa.
Mas é ao balcão que a magia se intensifica: Telmo Santos, o mixologista residente, assina cocktails que combinam sake, yuzu, gochujang ou matcha com um twist português. O Niwa Shi (gin japonês, yuzu, manjericão, shiso) é já um favorito. E a Happy Hour (17h–19h) garante dose dupla de prazer — na compra de uma bebida, a segunda é por conta da casa.
Ter a Sex 12h30–00h | Sáb 19h30–00h
212 491 683

Rossio Gastrobar: uma vista de luxo com sabor português
Subir ao último piso do Altis Avenida Hotel é entrar num dos cenários mais deslumbrantes da cidade. O Rossio Gastrobar alia a vista para o Tejo e Castelo de São Jorge a uma cozinha criativa que funde Portugal e França, assinada pelo chef João Correia.
A nova carta propõe um percurso em cinco atos, com sabores ousados como ceviche de corvina com molho de cebolinho, yakitori de presa de porco preto ou tártaro de novilho maturado. Nas sobremesas, o quindim de maracujá e coco ou a tarte de caramelo com crème fraîche são argumentos convincentes para ficar até ao pôr-do-sol (e depois).
A acompanhar, a premiada bar manager Flavi Andrade apresenta uma carta de cocktails dividida em quatro temas lisboetas, Tejo, Saudade, Miradouro e Avenida, com composições que exploram ingredientes improváveis (sim, até queijo chèvre) e criações sem álcool que não ficam nada atrás. Uma carta que é, como Lisboa, vibrante e cheia de carácter.
Altis Avenida Hotel, Rua 1º de Dezembro, Lisboa
Todos os dias, 12h30–00h
@rossiogastrobar
Artigo por Rui Reis


