Procura por soluções de IA aumenta e, como resposta, os líderes empresariais de TI na Europa gastaram, em 2024, uma média estimada de 19,3 milhões de dólares em profissionais da área.
A Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de apresentar os resultados da mais recente edição do Mulesoft Connectivity Benchmark Report. À medida que a procura por mais e melhores recursos de TI aumenta, o relatório revela que 96% dos líderes empresariais de TI na Europa implementaram ou planeiam implementar agentes de IA nos próximos dois anos. No entanto, 94% dos inquiridos têm dificuldade em integrar dados entre sistemas, e apenas 32% das aplicações estão ligadas normalmente dentro das empresas, impactando a precisão e a utilidade dos agentes de IA.
Os resultados dos agentes de IA dependem de dados conectados que, por sua vez, permitem uma compreensão abrangente do contexto e das nuances nas consultas dos utilizadores. Estes agentes reúnem dados estruturados e não estruturados, provenientes de diferentes fontes, incluindo CRM, ERP e HCM, e ainda e-mails, PDFs, Slack e muito mais. Todos estes dados são utilizados para a tomada de decisões e para que os agentes de IA possam agir em qualquer processo de negócio. Ao integrar os dados, sistemas e aplicações, as empresas podem tirar partido de uma força de trabalho digital ilimitada, capacitada por IA, que pode agir de forma autónoma em todos os negócios para realizar com sucesso tarefas simples e complexas.
Andrew Comstock, Senior Vice Presidente and General Manager da MuleSoft afirma que “enquanto mão-de-obra digital ilimitada, os agentes de IA estão preparados para transformarem as empresas. Vemos previsões de novos níveis de eficiência e produtividade com a força de trabalho unificada entre humanos e agentes. No entanto, para desbloquear esta nova capacidade, a integração e as APIs são essenciais para construir uma base pronta para o agente. Os agentes dependem de dados unificados e ações empresariais, capacitados por integração e automatização, para fornecerem respostas precisas e de confiança, executando tarefas complexas em várias etapas.”
Procura por tecnologia leva os agentes de IA a melhorarem a eficiência e a reduzirem os custos
As equipas de TI já responsáveis pela manutenção dos sistemas atuais estão a lutar para satisfazerem a nova procura por soluções de IA.
- A percentagem de projetos entregues fora do prazo aumentou para 29% em 2024 – acima dos 28% em 2023.
- A larga maioria dos líderes europeus de TI (81%) esperam que as cargas de trabalho aumentem no futuro. Em média, os líderes inquiridos esperam um aumento de 18% nos projetos, entre o ano de 2024 e 2025.
- Para responder ao aumento da procura, os líderes empresariais europeus de TI gastaram, em 2024, uma média estimada de 19,3 milhões de dólares em profissionais de TI, um aumento vertiginoso de 69% face a 2023 (estimado em 11,4 milhões de dólares).
Os agentes de IA e as soluções de integração apresentam uma oportunidade para melhorar a produtividade, aumentar a eficiência e reduzir custos, agindo em nome das equipas de TI que estão sobrecarregadas.
- A maioria dos líderes europeus de TI (92%) afirma que a IA aumentará a produtividade dos seus programadores nos próximos três anos. Aqueles que já utilizam agentes estão ainda mais confiantes (98%).
- Cerca de dois quintos (39%) do tempo da equipa de TI, em média, é gasto a conceber, construir e a testar novas integrações personalizadas entre sistemas e dados, para permitir recursos e soluções digitais para o negócio – algo que pode ser automatizado com a solução de integração certa.
Infraestruturas cada vez mais complexas prejudicam a eficácia dos agentes de IA
O número crescente de aplicações e modelos de IA utilizados pelas empresas cria silos de dados que podem limitar a capacidade dos agentes de operar eficazmente.
- Em média, 85% dos líderes europeus de TI afirmam que os silos de dados estão a criar desafios empresariais nas suas organizações. O desafio é maior nas organizações que utilizam agentes (91%), comparativamente às que não os utilizam (81%).
- As organizações europeias utilizam hoje, em média, 789 aplicações.
- As organizações com agentes de IA utilizam ainda mais aplicações (uma média de 1.075) – mais 68% do que as que não utilizam agentes (639).
- O número estimado de modelos de IA utilizados pelas organizações europeias aumentou (de uma média de 10 em 2024 para 15 em 2025).
- As organizações que utilizam agentes utilizam, em média, 17 modelos de IA, enquanto as que não utilizam agentes (15 modelos de IA).
As APIs e a conectividade podem melhorar o desempenho das TI e dos agentes de IA
Ao alinhar as estratégias de integração e IA, as empresas podem simplificar e unificar as suas infraestruturas de dados, libertando todo o potencial dos seus dados para capacitarem eficientemente os agentes de IA. Utilizando estas ferramentas, os agentes podem aceder a dados críticos e específicos do negócio, para funcionarem da melhor forma e estenderem-se por toda a empresa, interagindo diretamente com os sistemas e automatizações existentes.
- Entre as empresas europeias com agentes, as que utilizam APIs estão a tirar partido das suas capacidades para:
- Melhorarem a infraestrutura de TI (66%);
- Automatizarem fluxos de trabalho (49%);
- Permitirem a partilha de dados entre equipas (48%).
- Em média, 51% dos ativos e componentes internos de software de uma empresa na Europa estão disponíveis para reutilização interna. Esta é uma oportunidade para as empresas aproveitarem os seus dados fiáveis e os investimentos existentes com APIs, em vez de construírem do zero, para criarem agentes de IA de confiança.
As APIs geram maior valor comercial
Além de permitir que os agentes de IA acedam a serviços, bases de dados e funcionalidades fornecidas pelas aplicações, os líderes de TI também destacam o valor comercial significativo das APIs – desde o aumento da eficiência ao impacto nas receitas.
- As empresas europeias que utilizam APIs reportam os principais benefícios:
- Aumento da produtividade (52%);
- Aumento da inovação (47%);
- Maior rapidez no atendimento das exigências do negócio (46%), maior envolvimento e colaboração dos colaboradores (46%) e as equipas podem gerir as suas próprias necessidades de TI (46%).
- Quase 2 em cada 5 equipas de TI (39%) estão a tirar partido das APIs para aumentarem a eficiência do seu processo de desenvolvimento de aplicações;
- Os líderes europeus de TI estimam que uma média de 39% da receita das suas empresas é gerada a partir de APIs e implementações relacionadas com APIs. O número é ainda maior (43%) nas organizações que utilizam agentes.
Beena Ammanath, líder global do Instituto de IA da Deloitte explica que, “na era dos agentes, os líderes de TI procuram formas de satisfazerem a crescente procura por eficiência e produtividade. Esta pressão sobre as suas equipas está a aumentar, à medida que navegam a equilibrar as capacidades atuais com as aspirações do negócio: incorporando constantemente IA e agentes autónomos num ecossistema de centenas de aplicações distintas, ao mesmo tempo que mantêm esses mesmos sistemas. As empresas líderes devem estabelecer uma estratégia de integração proativa, para unificarem todo o património de TI, abrangendo aplicações e sistemas, automatizações e APIs, todos vitais para impulsionarem o crescimento das receitas e reduzirem os custos operacionais.”