Era apenas uma questão de tempo até a Lamborghini apresentar uma versão híbrida plug-in do SUV Urus. E não foi preciso esperar muito. O Urus SE acaba de ver a luz do dia no Salão Auto China Beijing 2024 e é tão impressionante como antecipámos.
Com um novo design, uma aerodinâmica optimizada, uma tecnologia de bordo sem precedentes e um grupo motopropulsor híbrido de 800 CV, a versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) supera o Urus S em termos de conforto, desempenho, eficiência, emissões e prazer de condução.
O coração da besta
Sob o capot do Urus SE bate um coração 4.0 V8 twin-turbo que foi reprojetado para trabalhar em ótima sinergia com o trem de força elétrico. Desenvolve 620 CV de potência (456 kW) e 800 Nm de binário de condução; a unidade de combustão é combinada com um grupo motopropulsor elétrico que debita 192 CV (141 kW) e 483 Nm de binário. Uma bateria de iões de lítio de 25,9 kWh está situada por baixo do piso de carga e por cima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.
O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, localizado no interior da caixa automática de 8 velocidades, pode atuar como um reforço para o motor de combustão V8, mas também como um elemento de tração, tornando o Urus SE num veículo de tração às quatro rodas 100% elétrico, capaz de percorrer mais de 60 km em modo EV.
Único na sua categoria, o Urus SE oferece maior binário e potência a qualquer regime ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência total de 800 CV (588 kW) às 6000 rpm e um binário total de 950 Nm já disponível às 1750 rpm e até às 5750 rpm. O Urus SE acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos (Urus S: 3,5) e dos 0 aos 200 km/h em apenas 11,2 segundos (Urus S: 12,5), atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Estes valores fazem do SE o Urus mais potente de sempre e o automóvel de produção mais rápido do segmento, estabelecendo uma nova referência na categoria dos Super SUV.
Interior igualmente impressionante
O habitáculo foi atualizado para realçar o ADN de design “feel like a pilot” caraterístico da Lamborghini. Um ecrã de maiores dimensões – agora com 12,3 polegadas – instalado no centro do painel de instrumentos apresenta uma nova versão da Interface Homem-Máquina (HMI), ainda mais intuitiva e com um grafismo atualizado, coerente com o do Revuelto.
O condutor pode utilizar o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o já referido ecrã tátil de 12,3 polegadas, integrado no centro do painel de instrumentos e que constitui o coração do Lamborghini Infotainment System (LIS). Inclui também um sistema de telemetria dedicado para o SE e novos ecrãs relacionados com o sistema de assistência à condução que permitem uma melhor perceção do ambiente circundante.
O Urus SE oferece uma gama de opções de personalização que não tem rival na sua categoria. As jantes de liga leve foram actualizadas com a introdução de jantes Galanthus de 23″, equipadas de série com os novos pneus Pirelli P Zero. Existem três P Zeros dedicados, de 21″ a 23″, para satisfazer as diferentes necessidades de conforto e desportividade dos clientes. Todos estes produtos incluem a tecnologia Pirelli Elect, desenvolvida para melhorar as características do primeiro Urus electrificado.
Artigo por Rui Reis