Num período em que os juros estão a descer o especialista recomenda às famílias apostarem numa taxa mista no crédito habitação
O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, revela que a contínua diminuição das taxas de juro já mostra algum alívio nos encargos com o crédito habitação. Ainda assim, o impacto destas descidas será muito mais ligeiro do que aconteceu nas subidas.
“Ainda que a um ritmo muito inferior ao das subidas, as taxas de juro estão a descer. Esta evolução vai ser refletida na nossa prestação de crédito e orçamento familiar. É uma excelente oportunidade de avaliar se conseguimos potenciar esta redução. Apesar de assistirmos a uma descida de juro, ainda há muito espaço para melhorar as nossas condições de financiamento”, refere Sérgio Cardoso, Chief Education Officer do Doutor Finanças.
Desta forma, o Doutor Finanças analisa a evolução recente dos juros e partilha o que se pode esperar das taxas até ao final de 2024, ajudando as pessoas a entenderem, se é expectável continuar a assistir a uma redução na prestação e de que dimensão. Além disso, esclarece se deve mudar para uma taxa diferente da que tem atualmente no crédito habitação.
O Banco Central Europeu (BCE) já começou a descer os juros e a perspetiva é que volte a anunciar ainda mais dois cortes este ano. No final de 2023, as taxas Euribor rondavam os 4%, enquanto em junho deste ano a média considerada para os créditos era cerca de 3,7%. Este cenário já está a ter impacto nas famílias que têm contratos associados a uma taxa Euribor, o indexante mais usado em Portugal nos créditos habitação.
Contudo, é importante destacar que entre o início de 2022 e junho de 2024 o aumento das prestações superou os 70%, independentemente da Euribor. Logo, é necessário ter em conta que as possíveis descidas não serão proporcionais às subidas verificadas ao longo de 2023.
No que diz respeito às taxas no crédito habitação, optar por uma taxa mista continua a compensar, mesmo num ambiente de descidas de juros, uma vez que a diferença de valores continua a ser considerável. Apesar de as condições do mercado estarem em constante mudança, no que é possível antecipar, contratar uma taxa mista continua a ser favorável para as famílias portuguesas.
Para ter uma noção do impacto que esta evolução dos juros vai ter na sua prestação, o Doutor Finanças disponibiliza o Simulador da Variação da Euribor no Crédito Habitação, que permite calcular o impacto da evolução dos juros em cada situação.