A Suécia, Finlândia e Noruega distribuíram panfletos que preparam a população para um cenário de crise. Entre conselho e avisos, as informações destacam a importância de guardar comida e água engarrafada.
A Suécia, a Finlândia e a Noruega estão a alertar os cidadãos para se prepararem para uma potencial guerra. “Se a guerra ou a crise chegar”, o nome de um panfleto sueco da II Guerra Mundial, que começou a ser distribuído em 5,2 milhões de casas esta segunda-feira, dia 18 de novembro.
Dado o agravamento da situação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a autorização por parte dos Estados Unidos da América (EUA) para a autorização da utilização de mísseis de longo alcance em território russo. Os três países nórdicos, dois dos quais têm fronteiras terrestres com a Rússia começaram a alertar as populações para o caso de a guerra chegar.
Os panfletos aconselham a população a preparar-se para enfrentar uma guerra, estes foram distribuídos no início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro de 2022, no entanto, agora tem o dobro dos conselhos.
A Finlândia publicou ‘online’ novos conselhos de “preparação para incidentes e crises”, a noruega distribuiu panfletos instando-os a estarem preparados para sobreviverem sozinhos durante uma semana no “caso de condições meteorológicas extremas, de guerra ou outras ameaças”.
Nas informações partilhadas com os habitantes também é explicado como é que o Governo e o Presidente responderiam em caso de ataque, destacando a preparação militar. Durante o verão, a agência de gestão de emergências da Dinamarca tinha aconselhado os adultos sobre a criação de mantimentos, água, alimentos e medicamentos necessários para três dias, em caso de crise.
A Suécia e a Finlândia recentemente passaram a fazer parte da NATO, tendo decidido candidatarem-se à Aliança Atlântica depois do avanço da Rússia para território ucraniano. Esta invasão do território ucraniano, colocou a Europa numa crise de segurança, a mais grave desde a II Guerra Mundial.