Condições extrassalariais e regalias são os fatores mais valorizados pelos trabalhadores, estando a tornar-se um fator impactante na decisão de ficar ou não numa empresa.
Para além do rendimento, os trabalhadores procuram cada vez mais benefícios que promovem o bem-estar, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, designado de salário emocional.
Tendo em conta o aumento crescente destas preferências, a ‘Gi Group Holding’, uma das maiores empresas globais de soluções de Recursos Humanos, decidiu partilhar as cinco regalias que os trabalhadores mais vão valorizar em 2025.
Regime de Trabalho Flexível
Um fator fundamental para o bem-estar pessoal é o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, o que engloba os horários flexíveis. Estes podem ser feitos como modelos de trabalho híbridos ou remotos, até pode ser realizado um ajuste sazonal.
Apoio à Saúde Mental
A diminuição do estigma em torno da saúde mental, aumenta a procura por ambientes em que se possa abordar e gerir temas de stress e burnout. Em 2025, as empresas que oferecem dias de saúde mental, workshops de bem-estar ou apoio psicológico personalizado têm vantagem competitiva, relativamente às que não apoiam os trabalhadores.
Literacia Financeira
A ansiedade financeira afeta muitos trabalhadores e influencia o seu desempenho. Promover literacia financeira através de programas, workshops sobre gestão de dívidas ou consultoria personalizada é uma prioridade para as empresas que têm como objetivo manter os seus trabalhadores tranquilos.
Oportunidades de Desenvolvimento de Carreira
Uma prioridade para qualquer pessoa é a oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente. Entre formação contínua, certificações, upskilling ou reskilling, iniciativas que remetem a este tipo de mentorias são cada vez mais valorizadas. Ainda reforçam a competitividade da empresa, que constroem equipas mais preparadas e motivadas.
Tecnologia e Automação
Complementar as funções com ferramentas inovadoras é a expectativa dos colaboradores. Empresas que integram tecnologias de ponta e automação nos seus processos são as que mais se destacam, pois, permitem um equilíbrio entre produtividade e o contributo humano.