Para 2024, o renovado Mazda 2 Híbrido, e à imagem do seu “irmão” Toyota Yaris, adopta uma nova “face”, fruto dos redesenhados pára-choques e grelha frontais, juntamente com uma nova concepção da traseira, agora com um portão da bagageira integralmente na cor da carroçaria. Esta configuração proporciona-lhe um visual mais desportivo.
O Mazda2 Hybrid alterna facilmente entre os modos elétrico, a gasolina e combinado. O modelo compacto combina um motor a gasolina de três cilindros, com 1490 cm³ e 92 cv/68 kW, com um motor elétrico de 59 kW, para uma potência total do sistema de 116 cv/85 kW. O modelo híbrido de 2024 acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h. Ao nível dos consumos de combustível e dependendo das dimensões das jantes e da versão/equipamento, a gama Mazda2 Hybrid regista um intervalo entre os 3,8 e os 4,3 l/100 km, para emissões de CO2 situadas entre os 87 e os 97 g/km (valores combinados WLTP).
A geração 2024 do Mazda2 Hybrid estará disponível numa gama muito simplificada e composta por cinco níveis de equipamento: Prime-Line, Centre-Line e Exclusive-Line, para além dos patamares Homura e Homura Plus.
A versão de acesso, Prime-Line, já inclui fecho centralizado remoto, vidros dianteiros eléctricos, ar condicionado automático, um ecrã multimédia de 9 polegadas, incluindo um sistema áudio com dois altifalantes, Bluetooth, DAB, Apple CarPlay® e Android Auto™ sem fios, uma entrada USB-C, cruise control adaptativo e luzes traseiras em LED. Conta agora, de série, com numerosas funcionalidades de segurança, incluindo câmara de visão traseira, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem automática de emergência e assistência à direção.
O nível Centre-Line acrescenta vidros eléctricos à frente e atrás, espelhos de cortesia para condutor e passageiro, spoiler traseiro, limpa pára-brisas com sensores de chuva, volante e alavanca de velocidades revestidos a pele, bem como um sistema áudio melhorado, com seis altifalantes.
O patamar intermédio Exclusive-Line conta com espelhos retrovisores laterais rebatíveis automaticamente, sistema de entrada e arranque inteligente, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, jantes de liga leve de 16 polegadas, bancos com apoio lombar e regulação em altura para passageiro (ambos apenas em versões de volante à esquerda) e como volante aquecido (apenas nos mercados do norte e centro da Europa).
Versão de referência na actual gama Mazda, o nível Homura adiciona ao acima descrito as jantes de liga leve de 17 polegadas e uma decoração exterior em preto piano, faróis dianteiros, de nevoeiro e farolins traseiros em LED, vidros traseiros escurecidos, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, cluster digital para condutor com 7 polegadas de diâmetro, carregamento de telemóvel sem fios e bancos desportivos em pele.
No topo, a versão Homura Plus inclui ecrãs de maiores dimensões, incluindo um ecrã multimédia de 10,5 polegadas e cluster digital para o condutor de 12,3 polegadas, bem como um sistema Head-Up Display a cores, de 10 polegadas, e sistema de navegação. Conta ainda com um tejadilho panorâmico.
Gama 2024 do Mazda2 Hybrid em Portugal
- Potência total do sistema: 85 kW (116 cv) às 5.500 rpm
-
-
- Motor de combustão: 3 cilindros, 1490 cc, a gasolina
- Potência / Binário: 68 kW (92 cv) / 120 Nm
- Motor elétrico:
- Potência / Binário: 59 kW (80 cv) / 141 Nm
- Tracção: às rodas da frente
- Caixa de velocidades: CVT
-
- Principais registos (valores combinados WLTP):
- Velocidade máxima: 175 km/h
- Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,7 seg.
- Consumos: 3,8 a 4,2 l/100 km
- Emissões de CO2: 87 a 97 g/km
- Preços
- Prime-Line: 26.127 €
- Centre-Line: 27.327 €
- Exclusive-Line: 927 €
- Homura: 427 €
- Homura Plus: 827 €
Artigo por Rui Reis