A Automobili Lamborghini lançou o Huracán STJ, uma edição limitada de dez unidades e uma espécie de canto do cisne do superdesportivo equipado com o motor V10, um ícone da engenharia do construtor de Sant’Agata Bolognese.
Com um design baseado no Huracán STO, o STJ representa o auge do desempenho alcançado na história da família Huracán, graças à introdução de um pacote exclusivo concebido para realçar ainda mais o espírito de corrida do Huracán STO. STJ significa Super Trofeo Jota: O Super Trofeo presta homenagem ao campeonato de monomarca da Lamborghini, criado em 2009, enquanto Jota se refere ao Apêndice J do Regulamento da FIA, que define as especificações dos carros de corrida, e a uma longa tradição de modelos Lamborghini desenvolvidos para a pista, começando com o Miura SVJ e continuando com o Aventador SVJ.
Tal como o STO, o icónico motor V10 do Huracán STJ debita uma potência máxima de 640 CV às 8000 rpm e um binário de 565 Nm (às 8000 rpm), controlados por uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (LDF – Lamborghini Doppia Frizione), associada apenas à tração traseira.
O Huracán STJ destaca-se graças ao seu pacote aerodinâmico dedicado, desenvolvido pelos técnicos da Lamborghini Squadra Corse, aproveitando o know-how adquirido ao longo de dez anos no topo das competições de Gran Turismo. A sofisticada aerodinâmica do STO foi ainda melhorada com a adição do icónico “cofango”: dois novos apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono (flicks), enquanto o ângulo da asa traseira foi aumentado em 3° em relação ao modelo de produção para garantir um aumento de 10% na carga aerodinâmica, mantendo o carro perfeitamente equilibrado.
A aderência mecânica foi significativamente aumentada por um conjunto de quatro amortecedores ajustáveis derivados de competição, que substituem os componentes activos de série. Os amortecedores são ajustáveis em quatro direcções para otimizar o ressalto e a compressão em frequências altas e baixas, dando total liberdade de escolha na configuração com base nas características da pista. As características especiais dos amortecedores permitem a utilização de uma menor rigidez da mola, mantendo o controlo dinâmico ideal do automóvel e aumentando a precisão da direção.
Para maximizar a dinâmica de condução, foram desenvolvidos pneus especiais Bridgestone Potenza Race, fabricados com um composto específico de alta aderência e instalados em jantes de 20″ de porca única. Estas características técnicas permitiram uma melhoria de mais de um segundo no tempo de volta em pista do Centro Técnico de Nardò em comparação com o Huracán STO.
O carácter desportivo e a exclusividade do automóvel reflectem-se também na estética, com duas opções diferentes de configuração e de decoração definitivamente concebidas pela Lamborghini Centro Stile. A primeira combina a carroçaria Grigio Telesto (cinzento) com um tejadilho Nero Noctis (preto) e detalhes em Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco), enquanto o habitáculo é caracterizado por bancos em Alcantara Nero Cosmus (preto) com detalhes em pele e costuras contrastantes em Rosso Alala (vermelho).
A segunda configuração apresenta uma carroçaria Blu Eliadi (azul) com um tejadilho Nero Noctis (preto) e detalhes Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco). Ambas as versões incluem também uma placa de fibra de carbono especial e numerada com a inscrição “1 de 10”. Para além disso, existe a opção de adicionar uma placa personalizada no lado do passageiro, de acordo com as instruções do cliente.
Artigo por Rui Reis