Parceria criativa entre duas empresas mostra que o aproveitamento recíproco de sobras alimentares traz valor acrescentado e ganhos ambientais.
No contexto atual de crescente preocupação com a sustentabilidade e de redução do desperdício alimentar, várias iniciativas têm emergido para reaproveitar sobras alimentares. Algumas são mais óbvias, mas o exemplo que aqui trazemos é deveras original, pois abrange a produção de uma cerveja feita com pão, transformando o que tradicionalmente seria um resíduo numa bebida artesanal de qualidade. Paralelamente, os resíduos de cereais provenientes da produção dessa mesma cerveja estão a ser utilizados para criar um pão especial, rico em nutrientes e sabor.
Esta dupla criação é resultado de uma colaboração entre a padaria Gleba e a cervejeira Musa que já tinha existido em 2020 e é retomada agora, em mês de Santos Populares.
Neste contexto, a Musa relança a Bread Combo, uma cerveja feita com pão. A Bread Combo é feita com os pães Trigo Barbela e o Trigo do Alentejo da Gleba que não chegaram a ser vendidos, evitando o desperdício.
Por seu lado, a Gleba terá um pão especial produzido com resíduos de cereais da produção das cervejas Musa, fechando o ciclo de reaproveitamento.
Além disso, a Gleba terá à venda uma edição limitada entre 10 e 16 de junho – um pão feito com dreche, ou seja, produzido com resíduos de cereais que são um subproduto da cerveja, e com malte crocante no seu topo. Este pão não apenas enriquece a oferta da padaria, mas também exemplifica uma aplicação criativa e deliciosa de subprodutos que, de outra forma, seriam descartados.
Nunca a máxima do químico francês Lavoisier, segundo a qual “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, foi tão apropriada.
Esse tipo de práticas não apenas diminui o desperdício alimentar, mas também promove um ciclo de produção de alimentos mais sustentável e consciente. Ao transformar resíduos em novos produtos de valor, a colaboração entre a Gleba e a Musa demonstra que é possível alinhar tradição, inovação e sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais verde e responsável. E, já agora, mais saboroso!