O mais recente Plus Four apresenta uma série de melhorias de design, dinâmicas e tecnológicas, continuando um legado de mais de 70 anos de evolução. O novo Morgan já está disponível para encomenda, com os primeiros modelos a entrarem em produção em maio de 2024. Os potenciais clientes podem esperar fazer um test drive de um novo Plus Four nos concessionários britânicos e europeus a partir de junho, e são encorajados a registar o seu interesse no concessionário Morgan mais próximo ou através do site oficial da Morgan.
A intenção do design do novo Plus Four foi simplificar e reduzir o ruído visual, permitindo que a silhueta intemporal do Plus Four seja ainda mais celebrada. As vistas dianteira e traseira são caracterizadas pela introdução de novas luzes, asas, splitter dianteiro, difusor traseiro e plintos flutuantes da matrícula dianteira e traseira. Estas alterações culminam numa identidade visual renovada e numa aparência global mais limpa.
Uma ode aos sentidos
Os novos faróis dianteiros de 8″ aumentaram subtilmente o seu diâmetro em relação aos modelos anteriores em 1 polegada, ajudando a devolver as proporções mais tradicionais da Plus Four – que cresceu ligeiramente quando passou para a plataforma de alumínio da geração CX em 2020. O novo design do farol incorpora o indicador dianteiro, permitindo a remoção de unidades de indicador montadas separadamente, caraterística que também se reflecte nas luzes traseiras. Tanto os faróis dianteiros como os traseiros emitem uma fonte de luz mais potente e de maior qualidade do que os modelos anteriores.
Os guarda-lamas dianteiro e traseiro do novo Plus Four foram totalmente reformulados e são agora construídos utilizando uma técnica de moldagem a frio. Para coincidir com a introdução dos novos guarda-lamas dianteiro e traseiro, o último Plus Four apresenta um novo splitter dianteiro e um novo difusor traseiro, ambos com um plinto flutuante para a matrícula. Tanto o separador dianteiro como o difusor traseiro têm acabamento em tinta cinzenta escura mate para reduzir a visibilidade e aumentar o peso visual do automóvel.
Um novo emblema do modelo apresenta o tipo de letra H.F.S. Bold da Morgan. Inspirado nos emblemas dos automóveis que utilizavam tipos de letra em itálico e linhas de velocidade repetidas, o emblema é uma interpretação contemporânea do design clássico das marcas automóveis.
Tanto o espelho retrovisor como os espelhos retrovisores são novos. Cada um deles foi concebido internamente e é fabricado exclusivamente para a Morgan. As novas unidades são fabricadas em alumínio leve e estão homologadas para todos os mercados existentes.
A Plus Four dá prioridade à sensação de condução acima dos valores de desempenho e tempos de volta. A equipa de engenharia da empresa procura um desempenho dinâmico que recompensa o condutor, proporcionando-lhe uma maior ligação ao automóvel e à estrada. O Plus Four está disponível em variantes de transmissão manual e automática e é alimentado pelo mais recente motor BMW de 2,0 litros.
O mais recente Plus Four apresenta uma alteração à suspensão de série, que consiste em novas taxas de mola e amortecedores revalorizados. Para além disso, um Pack Dynamic Handling opcional – amplamente desenvolvido em conjunto com os especialistas em suspensão, Nitron, – estará disponível a partir do lançamento. O Pack Dynamic Handling é fabricado exclusivamente para a Morgan e inclui novas molas com amortecimento ajustável de uma via e plataforma de molas ajustável, bem como a adição de uma barra estabilizadora traseira.
Interior é uma ode ao bom gosto
As actualizações específicas do Plus Four incluem o sistema áudio Sennheiser, melhorias no ecrã LCD e no painel de instrumentos, nova iluminação interior e um novo comando para a chave. Estas alterações melhoram a experiência do utilizador, integrando-se perfeitamente no veículo sem prejudicar a sua atração intemporal.
Os condutores do Plus Four terão agora maior controlo para influenciar a escolha de áudio com a nova funcionalidade de pausa e salto de faixa, operada através do botão de controlo de volume existente – eliminando assim a necessidade de interruptores adicionais. A indicação do volume e a identificação da faixa serão mostradas no ecrã LCD, situado entre os mostradores da temperatura e do combustível, à frente do volante. Outras alterações ao ecrã LCD incluem uma série de melhorias visuais nos gráficos, enquanto todas as luzes dos botões do painel de instrumentos têm acabamento em branco.
Reflectindo as alterações na iluminação exterior, a nova iluminação interior ajuda a iluminar o elegante cockpit do Plus Four. Utilizando módulos de iluminação de maior qualidade e uma programação mais inteligente, a experiência de iluminação foi melhorada e inclui a tecnologia fade-in-fade-out. A posição, a direção e a configuração de toda a iluminação foram meticulosamente concebidas e avaliadas para obter o melhor cenário para os ocupantes.
Cada carroçaria de alumínio é moldada à mão sobre uma estrutura de madeira de freixo. Esta carroçaria, que é belamente fabricada utilizando técnicas antigas transmitidas de geração em geração, está perfeitamente ligada a uma plataforma de alumínio ultra-moderna com os mais recentes sistemas de travagem, suspensão e eletrónica.
Artigo por Rui Reis