Este fim de semana, Lousada troca a tranquilidade minhota pela velocidade extrema. A razão? O regresso do Campeonato do Mundo de Ralicross (World RX), numa edição histórica que junta motores a combustão e elétricos na mesma grelha de partida. Pura adrenalina.
O palco é o Eurocircuito de Lousada, completamente renovado e com novos desafios – inclusive uma curva com bankingde 14 graus pronta para derrapagens de cortar a respiração. A pista foi afinada ao detalhe com investimento estratégico da autarquia, para atrair eventos internacionais e, claro, milhares de fãs.
Depois de uma longa pausa, o Clube Automóvel de Lousada volta a brilhar com um evento FIA. E o entusiasmo não é só nacional. “A pista mudou muito desde 2016, está mais técnica e divertida. Lousada está deslumbrante”, garante o heptacampeão Johan Kristoffersson, o sueco que tem dominado o Mundial.
Mas o que torna este regresso ainda mais especial? A batalha entre combustíveis fósseis e eletricidade pura. Os carros a gasolina (com combustível sustentável, atenção!) enfrentam os elétricos mais potentes do que nunca. Para garantir justiça na competição, a FIA criou o sistema EOT – uma espécie de balança invisível que equilibra potência e peso entre tecnologias. Resultado? Corridas mais imprevisíveis, mais equilibradas e muito mais emocionantes.
As máquinas que (verdadeiramente) interessam
Na categoria principal, o World RX, alinham verdadeiros monstros de competição:
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Os Volkswagen, Hyundai e Peugeot a combustão têm motores 2.0 turbo com mais de 600 cv e tração integral.
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Já os elétricos, como os Peugeot e os PWR RX1e, contam com dois motores elétricos e uma potência combinada de 680 cv.
O espetáculo está montado. No total, há 37 pilotos inscritos, entre eles 15 portugueses, incluindo o vice-campeão europeu João Ribeiro (Audi A1), o campeão nacional José Oliveira (Peugeot 208 WRX) e a piloto Rafaela Barbosa.
Corridas curtas, emoção em alta
O ralicross é um formato ideal para quem gosta de ação imediata: corridas curtas (seis voltas), em piso misto (terra e asfalto), com aquela cereja no topo chamada Joker Lap – um desvio obrigatório que todos os pilotos têm de fazer uma vez por corrida, o que baralha as estratégias e aumenta o espetáculo.
Se nunca viste uma corrida ao vivo, este pode ser o momento certo. E mesmo que fiques pelas bancadas ou pelas transmissões, uma coisa é certa: vais sentir a adrenalina de cada arranque, cada travagem no limite, cada ultrapassagem de cortar a respiração.
Programa Oficial
Sexta-feira, 30 de maio
15h00 – 15h10 · Shakedown World RX
Sábado, 31 de maio
09h53 – 10h51 · Treinos Livres 1 (Euro RX3 / Euro RX1 / World RX / Kartcross)
11h03 – 11h49 · Treinos Livres 2
13h21 – 13h31 · Qualificação 1 Kartcross
13h33 – 14h25 · Qualificação 1 Euro RX3 / RX1 / World RX
14h37 – 14h47 · Qualificação 2 Kartcross
15h03 – 15h55 · Qualificação 2 Euro RX3 / RX1 / World RX
Domingo, 1 de junho
09h30 – 09h36 · Warm-up Kartcross
09h38 – 10h08 · Warm-up Euro RX3 / RX1 / World RX
10h21 – 10h31 · Qualificação 3 Kartcross
10h33 – 11h25 · Qualificação 3 Euro RX3 / RX1 / World RX
12h21 – 12h31 · Qualificação 4 Kartcross
12h33 – 13h25 · Qualificação 4 Euro RX3 / RX1 / World RX
13h27 – 13h39 · Semifinais Kartcross
14h06 – 14h18 · Semifinais Euro RX3
14h23 – 14h38 · Semifinais Euro RX1
14h45 – 14h57 · Semifinais World RX
15h04 · Final Kartcross
15h12 · Final Euro RX3
15h22 · Final Euro RX1
15h32 · Final World RX

