O Renault Captur, um dos SUV compactos de maior sucesso em Portugal, está de regresso com uma nova imagem, um importante reforço do conteúdo tecnológico e uma gama de motorizações abrangente e multi-energias. O novo Renault Captur estará disponível, em Portugal, a partir do segundo semestre de 2024.
Mais expressivo por dentro e por fora, com o novo nível de equipamento Esprit Alpine, o estilo do Novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo. O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos.
Em Portugal, o Novo Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv. Para um maior prazer e uma condução ainda mais dinâmica, a transmissão foi revista e a direção assistida recalibrada. Consoante a versão, o sistema Extended Grip otimiza a tração em todas as condições de condução.
Três níveis de equipamento
A versão Evolution inclui as jantes Flexwheel de 17 polegadas (jantes de liga leve de 17 polegadas estão disponíveis em opção), bem como uma pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura.
A versão Techno, apresenta jantes em liga leve de 18 polegadas totalmente novas e uma pintura Preto Estrela na parte inferior da carroçaria e na linha da cintura.
Já o novo nível de equipamento Esprit Alpine é imediatamente identificável, graças aos logótipos Ice Black, aos vidros escurecidos, às jantes de 19 polegadas de design específicos, às alhetas aerodinâmicas e às placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura Cinzento Shiste Acetinado.
Motores multi-energias
O novo Captur conta com uma gama de motores modernos e eficientes. O híbrido E-Tech de 145 cv cumpre as normas mais exigentes em termos de eficiência de combustível e emissões de CO2, com apenas 105 g/km, e, em cidade, é tão silencioso como um automóvel elétrico, sem os constrangimentos do carregamento.
O sistema bi-fuel a gasolina-GPL oferece uma autonomia de até 1.100 km com os dois depósitos. A tração pode ser otimizada em todas as circunstâncias, graças ao Extended Grip (disponível apenas como opção com as jantes de 18 polegadas na variante full hybrid).
Gasolina:
– 1.0 TCe de 90 cv – 160 Nm de binário, motor de 3 cilindros associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km.
– 1.3 TCe 160 cv mild hybrid 48V – 270 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática EDC. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km
GPL:
– 1.0 TCe 100 cv – 160 Nm de binário (170 Nm com GPL), motor de 3 cilindros bi-fuel a gasolina/GPL associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 6,0 – 6,1 L/100 km com gasolina e 7,7 – 7,9 L/100 km com GPL.
E-Tech full hybrid:
– 1.6 145 cv – 205 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática e inteligente multi-modo. Consumo de combustível: 4,7 – 4,9 L/100 km
O motor E-Tech 145 Full Hybrid ao detalhe
O Novo Captur E-Tech 145 ganha um grupo motopropulsor “full hybrid” com uma arquitetura “série-paralela”. Dois motores elétricos (um e-motor de 36 kW e um HSG – High-Voltage Starter Generator – de 18 kW) são combinados com um motor a gasolina de 1,6 L e 4 cilindros com 69 kW (94 cv) de potência e assistidos por uma bateria de 1,2 kWh.
A caixa de velocidades inteligente multi-modo de dentes direitos, na realidade não tem embraiagem. Tem 4 mudanças para o motor a gasolina e 2 mudanças para o motor elétrico principal. A eficiência energética é otimizada pelas 14 combinações possíveis de funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico.
O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Num ciclo urbano, por exemplo, permite uma poupança de combustível de até 40%, em comparação com um motor a gasolina convencional.
A nova função E-SAVE, que é ativada por uma configuração no painel de instrumentos, mantém uma carga de bateria de, pelo menos, 40%. Isto assegura um desempenho ótimo quando se conduz numa subida, por exemplo.
O grupo motopropulsor altamente eficiente reduz as emissões de CO2, em comparação com a anterior geração, para apenas 105 g/km, colocando o Novo Captur ao nível dos melhores da sua classe. Além disso, proporciona o silêncio de um veículo elétrico, sem os constrangimentos do carregamento.
Diferentes modos de condução
Acessível através do ecrã central, o sistema MULTI-SENSE inclui quatro modos de condução: ECO, SPORT, COMFORT e MYSENSE. As sensações de condução (esforço da direção, resposta do motor, agilidade do chassis) mudam em cada modo, tal como a cor da iluminação interior e do ecrã do painel de instrumentos.
No ecrã multimédia, no separador “modos de condução”, o Extended Grip (opcional) inclui dois modos específicos: Neve e Todo-o-Terreno. Isto permite aos utilizadores otimizar a tração de acordo com as condições de condução, principalmente através das definições do ESP.
O Extended Grip está disponível com o motor E-Tech full hybrid 145 e exclusivamente com pneus de 18 polegadas.
Artigo por Rui Reis