As eleições europeias realizam-se no início de junho e por isso a Google lançou um conjunto de medidas para combater a desinformação online.
A Google anunciou uma série de medidas destinadas a combater a desinformação online durante o período das eleições europeias, que em Portugal serão realizadas no próximo dia 9 de junho. Entre as medidas da empresa norte-americana está o lançamento do Elections24Check, uma coligação composta por mais de 40 organizações de notícias e verificação de fatos, que vão trabalhar em conjunto de forma a garantir a precisão das informações relacionadas com as eleições para o Parlamento Europeu.
Além disso, a Google vai contribuir com 1,5 milhões de euros para a Rede Europeia de Normas de Verificação de Fatos (EFCSN) para apoiar o lançamento do Elections24Check. Esta coligação tem como objetivo verificar os fatos em torno das eleições europeias, ajudando assim a fornecer informações precisas e confiáveis aos eleitores.
Outra medida anunciada é a disponibilização de recursos de desinformação da Agence France-Presse (AFP) para jornalistas. Durante o período que antecede as eleições europeias, a AFP irá fornecer recursos aos jornalistas para aumentar a consciencialização sobre a desinformação e oferecer estratégias para combatê-la, com o apoio da Google News Initiative.
Além disso, a Google.org vai doar um milhão de dólares (cerca de 935 mil euros) ao ThinkYoung, com o objetivo de financiar ‘hackathons’ liderados por jovens em toda a Europa. Esta iniciativa visa capacitar os jovens eleitores europeus, de maneira a envolvê-los no processo democrático.
Por fim, será lançado o Google Trends Elections Hub, uma plataforma que vai fornecer informações sobre as questões e os tópicos mais pertinentes e que os eleitores mais desejam saber durante as eleições europeias, que elegem os eurodeputados para o Parlamento Europeu.
Estas medidas refletem o compromisso da Google em combater a desinformação e em promover umas eleições justas e transparentes na Europa.