Imaginem um fim-de-semana onde a paixão pelo automobilismo e pelos automóveis em geral ganhou vida, e de que maneira, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). A Toyota Caetano Portugal proporciona-nos uma oportunidade inesquecível: andar lado a lado de alguns nomes bem conhecidos da competição, tanto por parte das máquinas envolvidas como dois pilotos que as colocaram à prova.
Fazer um co-drive com pilotos como Bernardo Sousa, Pedro Salvador, Bruno Magalhães e João Ramos, respetivamente no Toyota Supra GT4, no novo GR Yaris Rally2 e a numa poderosa Hilux T1+ Evo, a conhecida Dama Negra, são experiências de sonho onde a velocidade, a técnica e a potência dos motores se conjugam para criar memórias que ficarão gravadas para sempre.
Toyota GR Supra GT4 Evo – Pedro Salvador ao Volante
Começámos este fim‑de‑semana de sonho com o pé-direito… a fundo, e seguimos para uma incursão na montanha-russa de Portimão ao lado do simpático e super-talentoso Pedro Salvador, num Toyota Supra GT4 Evo, uma máquina de pista projetada para competir no Campeonato de Portugal de Velocidade e na Iberian Supercars. Com um motor de seis cilindros em linha, turbo, com 2.998 cc, o Supra GT4 debita cerca de 430 CV.
A transmissão automática ZF, modificado com patilhas no volante, assegura uma resposta rápida e eficiente, ideal para as necessidades da competição. Com dimensões de 4.460 mm de comprimento e 1.855 mm de largura, e um peso ajustado de 1.370 kg, o Supra é assombroso em pista. Sentir a aceleração, a travagem e a precisão das trajetórias ao lado do simpático e super-talentoso Pedro Salvador, à noite e numa pista com as características do AIA é uma experiência de pura adrenalina, onde cada segundo é uma descarga de emoção.
Mais do que a potência, impressiona o equilíbrio geral do Supra e a impressionante capacidade de travagem, mesmo nos limites ou em cima dos corretores. Foi apenas uma volta, é verdade, mas foi o aperitivo perfeito para uma “refeição” que nos deixou a todos com vontade de repetir…
Toyota GR Yaris Rally2 – Bruno Magalhães ao Volante
A chuva que resolveu marcar presença no co-drive, tornou o piso da pista de terra especialmente construída para o efeito, num autêntico lamaçal. Mas o Toyota GR Yaris Rally2, provou que é uma máquina nascida para dominar os terrenos mais exigentes. Equipado com um motor 1.6 de três cilindros em linha, com turbo, um restritor de ar de 32 mm, em conformidade com os regulamentos da FIA, e cerca de 300 cv de potência, este Yaris Rally2 é uma máquina impressionante sob todos os pontos de vista. A transmissão sequencial de cinco velocidades e o sistema de tração 4WD com diferencial autoblocante garantem uma precisão milimétrica em cada curva, especialmente nas talentosas mãos do Bruno Magalhães.
Para enfrentar qualquer piso, GR Yaris Rally2 conta com um sistema de travões de alta performance: discos de 300 mm para terra e de 355 mm e 300 mm para asfalto. Com um chassis compacto de 3.995 mm de comprimento e 1.820 mm de largura, além de altura ajustável, e um peso regulado de 1.230 kg, este Yaris está pronto para enfrentar tudo e todos. Ao lado de Bruno Magalhães, sentimos a adrenalina de um verdadeiro rali, onde cada curva e cada salto parecem previamente coreografados.
Toyota Hilux T1+ Evo (Dama Negra) – João Ramos ao Volante
Para os apaixonados pelo todo-o-terreno, a Toyota Caetano Portugal reservou um voltinha aa icónica Hilux T1+ Evo, conduzida pelo experiente João Ramos. A também conhecida como “Dama Negra” é uma fera indomável, com um motor V6 bi-turbo de 3.5 litros que gera cerca de 400 CV, acompanhado por uma transmissão Sadev sequencial de seis velocidades, esta pick-up demoníaca foi desenhada para enfrentar os terrenos mais desafiadores, passando incólume sobre valas e buracos que destruiriam qualquer SUV moderno.
Com um chassis tubular e dimensões impressionantes – 5.300 mm de comprimento, 2.300 mm de largura e uma altura de 1.900 mm – e um peso de 2.010 kg, esta Hilux é robusta e resistente. A suspensão de triângulos sobrepostos e os pneus BF Goodrich de 37 polegadas oferecem a aderência e a estabilidade necessárias para enfrentar qualquer obstáculo. E com o João Ramos aos comandos temos sempre a certeza que cada curva, cada salto sempre uma experiência repleta de adrenalina e emoção.
Este é o fim-de-semana com que todos os amantes do desporto automóvel sonham. Cada segundo ao lado destes mestres e destas poderosas máquinas é um mergulho no mundo da velocidade, do controlo e da emoção, numa experiência que só a Toyota Caetano Portugal poderia proporcionar. O som dos motores, a velocidade e a sensação de estar tão próximo da ação tornarão este evento uma memória que ficará para sempre guardada em todos os que tiveram o privilégio de participar. Obrigado a todos, homens e máquinas…
Artigo por Rui Reis