O selecionador de Portugal anunciou os 26 convocados para o Euro 2024, que se realiza na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho.
O selecionador nacional, Roberto Martínez, divulgou esta terça-feira (21 de maio) a lista dos 26 jogadores convocados para representar Portugal na fase final do UEFA Euro 2024, que será realizada na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho.
Entre as surpresas da convocatória estão os extremos Francisco Conceição (FC Porto) e Pedro Neto (Wolverhampton) e o defesa lateral Nélson Semedo (Wolverhampton), que foram escolhidos em detrimento de jogadores como Ricardo Horta (SC Braga), Matheus Nunes (Manchester City) e Raphaël Guerreiro (Bayern Munique). Os nomes de Pedro Gonçalves (Sporting), Francisco Trincão (Sporting), Bruma (SC Braga), Jota Silva (Vitória SC) e Toti Gomes (Wolverhampton) também ficaram de fora das opções do selecionador de Portugal.
A seleção portuguesa vai contar com a experiência de Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), que se prepara para disputar aos 39 anos de idade o seu sexto Campeonato da Europa de seleções – recorde de participações, que se junta ao recorde de jogos (25), golos (14) e vitórias (12) em fases finais –, e de Pepe (FC Porto), que aos 41 anos poderá tornar-se no jogador mais velho de sempre a participar numa fase final da respetiva competição organizada pela UEFA.
Dos 26 convocados, apenas quatro são campeões europeus de 2016: Rui Patrício (AS Roma), Pepe, Danilo Pereira (Paris Saint-Germain) e Cristiano Ronaldo. Em relação ao UEFA Euro 2020, que se realizou em 2021 devido à pandemia da Covid-19, juntam-se a estes quatro nomes outros 10 jogadores que repetem a convocatória, como são os casos de Rúben Dias (Manchester City), Nélson Semedo, Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Al-Hilal), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool) e João Félix (FC Barcelona / Atlético de Madrid).
Já Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton), João Cancelo (FC Barcelona / Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), João Neves (Benfica), Vitinha (Paris Saint-Germain), Otávio (Al-Nassr), Francisco Conceição, Pedro Neto, Rafael Leão (AC Milan) e Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain) vão ter a primeira oportunidade de pisar os palcos de um Campeonato da Europa de seleções.
Antes de viajar para a Alemanha, Portugal vai realizar três jogos de preparação em território nacional. O primeiro jogo é contra a Finlândia (4 de junho no Estádio José Alvalade), no segundo duelo defronta a Croácia (8 de junho no Estádio Nacional – Jamor) e a última partida antes do Euro 2024 é frente à República da Irlanda (11 de junho no Estádio Municipal de Aveiro).
No Campeonato da Europa em si, Portugal está inserido no Grupo F, onde vai enfrentar a Chéquia (18 de junho, em Leipzig), a Turquia (22 de junho em Dortmund) e a Geórgia (26 de junho em Gelsenkirchen).
Os 26 convocados de Portugal para o Euro 2024:
Guarda-redes
- Diogo Costa (FC Porto);
- Rui Patrício (AS Roma);
- José Sá (Wolverhampton);
Defesas
- João Cancelo (FC Barcelona / Manchester City);
- Diogo Dalot (Manchester United);
- Nélson Semedo (Wolverhampton);
- Pepe (FC Porto);
- Rúben Dias (Manchester City);
- António Silva (Benfica);
- Gonçalo Inácio (Sporting);
- Nuno Mendes (Paris Saint-Germain);
Médios
- Danilo Pereira (Paris Saint-Germain);
- João Palhinha (Fulham);
- Rúben Neves (Al-Hilal);
- João Neves (Benfica);
- Vitinha (Paris Saint-Germain);
- Bernardo Silva (Manchester City);
- Bruno Fernandes (Manchester United);
- Otávio (Al-Nassr);
Avançados
- Diogo Jota (Liverpool);
- Francisco Conceição (FC Porto);
- Pedro Neto (Wolverhampton);
- Rafael Leão (AC Milan);
- João Félix (FC Barcelona / Atlético de Madrid);
- Cristiano Ronaldo (Al-Nassr);
- Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain).
Observação: A lista de convocados poderá sofrer alterações até ao dia 7 de junho – prazo final para a inscrição dos jogadores na UEFA.