Depois de ter confirmado que iria participar no Rally Dakar de 2025, a Dacia mostrou o carro que irá levar a este desafio e que inscreverá no Campeonato do Mundo de Raid (W2RC) a partir da mesma data.
Inspirado no concept car Manifesto, apresentado em 2022, o Sandrider é um automóvel completamente novo, concebido especificamente para os rally-raids. Apoia-se na experiência desportiva do Grupo Renault e da Prodrive, empresa britânica especializada em desportos motorizados.
Categoria de topo, T1+ Ultimate
Este inovador protótipo explora de forma inteligente todas as possibilidades oferecidas pelos regulamentos da categoria T1+ Ultimate, privilegiando a agilidade e o peso. Satisfaz, em pleno, as necessidades essenciais dos pilotos e co-pilotos, que participaram ativamente no seu desenvolvimento desde o início. Logo desde o arranque do projeto, e antes das várias sessões de teste, os pilotos e co-pilotos ofereceram a sua vasta experiência e conhecimento aos designers e engenheiros da marca, principalmente através de sessões de design prático, utilizando a realidade virtual.
Concebido pelos designers da Dacia, o exterior simples do Sandrider vai direto ao essencial. O carro está equipado apenas com painéis de carroçaria que são considerados absolutamente necessários. Não existem peças decorativas ou supérfluas e, naturalmente, foi dada especial atenção à aerodinâmica. A pintura antirreflexo utilizada na parte superior do painel de instrumentos – uma técnica inspirada na indústria aeronáutica – também otimiza a visibilidade.
Ainda no habitáculo, os bancos Sabelt são estofados num tecido especial anti-bacteriano que auto-regula a humidade. As rodas suplentes estão descobertas para facilitar o manuseamento. De igual modo, a dupla de pilotos pode aceder rapidamente às ferramentas a bordo, sem ter de abrir uma caixa.
Outros exemplos incluem uma placa magnética, incorporada na carroçaria do Sandrider, para evitar que os parafusos de fixação das rodas se percam na areia. Esta foi uma dica inspirada diretamente na experiência dos pilotos da equipa e posta em prática utilizando o famoso “pensamento prático” da Dacia.
O Sandrider está equipado com pneus BF Goodrich de nova geração, que oferecem uma ótima aderência em todos os tipos de terreno, com uma resistência máxima aos choques e aos furos.
Poupar peso e… combustível
Os engenheiros trabalharam com especial afinco para tornar o carro mais leve e para reduzir o consumo de combustível. O peso total do Sandrider foi reduzido em cerca de 15 kg em relação a protótipos comparáveis. Isto foi conseguido através da utilização de um chassis tubular mais leve, da eliminação de todos os painéis de carroçaria supérfluos e da utilização de carbono para os restantes painéis.
Além disso, foi dada especial atenção à aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho. Os engenheiros conseguiram reduzir a resistência aerodinâmica em 10% e a sustentação em 40% em relação a protótipos comparáveis. Como parte deste trabalho, concentraram-se especialmente nas entradas de ar que arrefecem o motor.
Motor será alimentado por combustíveis sintéticos desenvolvidos pela Aramco que combinam hidrogénio renovável com CO2 sequestrado, gerando um combustível com baixo teor de carbono que é compatível com os motores atuais.
ESTREIA MARCADA PARA OUTUBRO
A estreia oficial do Dacia Sandrider em competição acontecerá no Rali de Marrocos de 2024, a etapa africana do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), a disputar entre 5 e 11 de outubro.
O francês Sébastien Loeb, de 49 anos, venceu o Campeonato do Mundo de Ralis nove vezes consecutivas, entre 2004 e 2012. É o piloto mais bem-sucedido do desporto automóvel e é frequentemente considerado o melhor piloto de ralis de todos os tempos. Sébastien Loeb participa no Dakar desde 2016 e terá como navegador o belga Fabian Lurquin.
A piloto de ralis espanhola Cristina Gutiérrez Herrero, de 32 anos, é um dos principais nomes das provas mundiais de todo-o-terreno. Já participou em oito ralis Dakar, entre 2017 e 2024. Cristina Gutiérrez venceu a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na categoria T3, em 2021. Em janeiro deste ano, tornou-se apenas a segunda mulher a vencer uma categoria (Challenger) do Dakar, depois de Jutta Kleinschmidt, que ganhou a prova à geral.
Nasser Al-Attiyah venceu cinco vezes a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e é o atual bicampeão do Mundo de Rally-Raid em título. Verdadeira lenda do Dakar, venceu esta espetacular prova cinco vezes.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SANDRIDER
- Categoria FIA: T1+ Ultimate
- Chassis: tubular
- Carroçaria: fibra de carbono
- Motor: V6, 3.0 litros, biturbo, injeção direta
- Potência máxima: 265 kW/360 cv às 5.000 rpm
- Binário máximo: 539 Nm às 4.250 rpm
- Transmissão: 4X4
- Caixa de velocidades: sequencial, 6 velocidades
- Suspensão dianteira/traseira: duplo braço
- Curso de suspensão: 350 mm
- Rodas: Alumínio, 17 polegadas
- Pneus: BF Goodrich, 37 polegadas
- Comprimento x largura x altura: 4.140 x 2.290 x 1.810 mm
- Distância entre eixos: 3.000 mm
- Projeção das rodas dianteiras/traseiras: 590/550 mm
Artigo por Rui Reis