A criança fez esta aventura, de atingir o acampamento base do Monte Evereste (5.364m), acompanhada pelo pai e pelo irmão mais velho de 7 anos.
Uma menina de apenas quatro anos de idade tornou-se na pessoa mais jovem da história a atingir o acampamento base do Monte Evereste. A criança, que se chama Zara, fez esta aventura de percorrer mais de 270 quilómetros, para alcançar uma altitude de 5.364 metros, acompanhada pelo seu pai, David Šifra, e pelo seu irmão de sete anos, Alex.
O recorde anterior pertencia a Prisha Lokesh Nikajoo, uma criança de cinco anos que alcançou o acampamento base do Monte Evereste no decorrer do ano passado (2023). Agora, neste mês de janeiro, a jovem, com dupla nacionalidade (Canadá e Chéquia) e a residir atualmente na Malásia, demonstrou uma notável resistência física ao superar com sucesso os vários desafios impostos por esta jornada, surpreendendo mesmo o seu próprio pai.
“Não houve problemas durante a caminhada, a aclimatização foi acima da média. Graças à sua boa condição física, a pequena Zara até chegou a ultrapassar, com algumas exceções, centenas de outros caminhantes”, referiu David Šifra ao jornal britânico Metro, que realçou também que as imagens capturadas durante esta expedição exibem a alegria contagiante de Zara ao lado do irmão Alex, destacando a determinação e o espírito aventureiro da família.
O pai de Zara e de Alex destaca que a educação incomum dos seus filhos na Malásia desempenhou um papel fundamental para esta conquista excecional. Durante a respetiva caminhada de mais de 270 quilómetros, o próprio monitorizou regularmente a saturação de oxigénio no sangue das crianças, reconhecendo os riscos associados à rápida redução de oxigénio e à pressão atmosférica durante a subida do Monte Evereste – sintomas costumam aparecer após as primeiras 6 horas.
Este feito notável de Zara destaca não apenas a sua incrível determinação, mas também levanta questões sobre os limites da capacidade humana, especialmente quando se trata de exploração e aventura em ambientes extremos. O Monte Evereste continua a ser um dos desafios mais imponentes do planeta Terra e a conquista de Zara, com apenas quatro anos de idade, certamente vai deixar uma marca na história do montanhismo.