
As equipas portuguesas na Liga Europa, Sporting e Benfica, ficaram a conhecer os adversários para os oitavos de final da respetiva competição.
Depois de garantidas as qualificações para os oitavos de final da Liga Europa (Europa League), Sporting e Benfica estão de olhos postos no sorteio, que se realiza em Nyon (Suíça), da respetiva fase da segunda maior competição de clubes organizada pela UEFA. Ambos os clubes não são cabeças de série porque vieram da fase anterior (playoff / 16 avos de final) e por isso vão enfrentar as equipas que venceram os respetivos grupos da fase de grupos da Liga Europa – estas classificaram-se diretamente para os oitavos de final da prova em questão.
Entre os potenciais oponentes, para leões e águias, destacam-se o Liverpool – líderes da liga inglesa – e o Bayer Leverkusen – líderes da liga alemã. Para além destas duas equipas, ainda podem sair em ‘sorte’ os ingleses do West Ham ou do Brighton, os italianos da Atalanta, os espanhóis do Villarreal, os escoceses do Rangers ou os checos do Slavia Praga.
Cabeças de série: Atalanta, Brighton, Bayer Leverkusen, Liverpool, Rangers, Slavia Praga, Villarreal e West Ham.
Não cabeças de série: AC Milan, BENFICA, Friburgo, Marselha, Qarabag, AS Roma, Sparta Praga, SPORTING.
Sorteio dos oitavos de final da Liga Europa
- Sparta Praga – Liverpool;
- Marselha – Villarreal;
- AS Roma – Brighton;
- BENFICA – Rangers;
- Friburgo – West Ham;
- SPORTING – Atalanta;
- AC Milan – Slavia Praga;
- Qarabag – Bayer Leverkusen.
This is going to be great 🤩#UELdraw pic.twitter.com/qGsdmmXgqP
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) February 23, 2024
Os jogos da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa estão marcados para o dia 7 de março (quinta-feira) – o primeiro jogo do Sporting será a 5 de março (terça-feira) porque a UEFA não permite dois jogos na mesma cidade, neste caso Lisboa, no mesmo dia–, enquanto que a segunda mão irá ocorrer uma semana depois, a 14 de março (quinta-feira). De relembrar ainda que o SC Braga não marcou encontro neste sorteio porque foi eliminado pelo Qarabag, do Azerbaijão.