Depois de ter apresentado o novo Abarth 500e, o pequeno desportivo 100% elétrico capaz de 155 cv de potência e de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, a marca de desportivos italiana juntou forças com a Stellantis Motorsport para preparar em conjunto aquele que será o modelo Abarth mais potente de sempre, graças aos 240 cavalos de potência do sistema de propulsão elétrico.
Em conjunto, a Abarth e a Motorsport criaram uma plataforma composta por uma combinação de tecnologias resultantes do enorme know-how na engenharia e de milhares de horas de testes para dar origem a este projeto de elevada performance: uma nova plataforma baseada na conhecida eCMP, agora renomeada Perfo-eCMP.
O novo Abarth será dotado de 240 cv de potência e de um sistema de travagem avançado, capaz de oferecer mais potência e estabilidade graças a discos de travão de maiores dimensões e a superfícies de disco mais largas para uma melhor dissipação do calor e uma maior resistência à fadiga.
Para contribuir ainda mais para a excelência da performance, o novo Abarth também está equipado com um inovador diferencial de deslizamento limitado, desenvolvido para as necessidades específicas de um grupo propulsor BEV e adaptado às suas características dinâmicas.
Desenvolvidos com base na experiência nas competições de Fórmula E, os novos pneus também garantem a máxima aderência sem comprometer a autonomia e a acústica. Graças à banda de rodagem de composto mais macio na zona exterior e central, proporcionam uma maior aderência nas curvas e uma maior autonomia, enquanto a inserção de poliuretano assegura o isolamento acústico (-20% de nível de ruído percetível).
No interior, os bancos de elevado conforto com ergonomia de competição contribuem para uma condução confortável mesmo nas “viagens mais extremas”. Compostos por quatro espumas diferentes para um apoio otimizado em cada zona do corpo, os bancos de alta performance apresentam uma forma envolvente para conter o corpo nas curvas e enfatizar o apoio lateral. A espuma de maior densidade garante uma elevada durabilidade.
Artigo por Rui Reis