Com a Black Friday à porta os portugueses começam a juntar para aproveitar os maiores descontos e promoções do ano. Saiba como controlar o seu orçamento, estas cinco dicas vão ser essenciais.
Entre campanhas e decisões impulsivas, pode ser muito fácil perder o controlo. Para ajudar os consumidores, a ‘Simplefy’ apresenta 5 estratégias fundamentais para garantir compras inteligentes, de forma a ajudar a poupar dinheiro.
Definir um orçamento claro e garantir o seu cumprimento
As várias promoções aliciantes requerem uma análise de finanças para determinar o valor máximo que pode ser gasto sem comprometer as despesas essenciais do dia a dia. Existem aplicações de controlo de despesas ou outros métodos para monitorizar os gastos pode ser uma boa estratégia para manter o orçamento controlado nesta época.
Fazer uma lista de necessidade, não de desejos
Elaborar uma lista de produtos realmente necessários ou que já andavam debaixo de olho antes da Black Friday. De forma, a evitar compra por impulso e ter em conta as promoções que realmente são vantajosas.
Comparar antecipadamente os preços e verificar a autenticidade das promoções
Nem todas as promoções são tão vantajosas, sendo essencial avaliar os preços habituais dos produtos que deseja comprar para evitar “falsas promoções”. Pode utilizar comparadores de preços online para garantir que se está a obter o melhor valor.
Priorizar cartões de crédito com cashback para maximizar o retorno do valor das compras
Se escolher utilizar o cartão de crédito, o consumidor deverá escolher um que ofereça cahback. Uma funcionalidade que permite recuperar uma percentagem do valor gasto, transformando as compras em pequenos retornos financeiros. Necessária a verificação das condições do cashback.
Evitar o uso excessivo de créditos sem planeamento
Importante que evite o uso excessivo de créditos e a contratação sem planeamento, um dos fatores mais importantes. Caso seja necessário, analisar condições, como taxas de juro e os prazos de pagamento. O crédito consolidado pode ser também uma opção a ter em conta, uma vez que permite agregar todas as dívidas num único pagamento.