Após o período das férias de verão, o regresso ao trabalho, à escola e às habituais rotinas aproxima-se a passos largos, acompanhado de um conjunto de despesas inevitáveis nesta época do ano.
A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, e a sua especialista em finanças pessoais, Karoline Bliemegger, reúnem algumas dicas para ajudar a manter o controlo das suas finanças após as férias de verão:
1. Planear as despesas e definir o seu orçamento
Reserve um momento para criar um orçamento detalhado e listar as despesas mensais, incluindo contas, poupanças e despesas variáveis. Identificar as prioridades financeiras ajuda a gerir melhor o dinheiro e a alcançar as metas de poupança a longo prazo.
2. Procurar as melhores ofertas
Antes de realizar uma nova compra, é importante comparar preços e procurar ofertas do final do período dos Saldos, para adicionar novas peças ao guarda-roupa da família ou comprar material escolar com desconto. Na aplicação gratuita da Klarna é possível aceder a ofertas exclusivas e a descontos em algumas marcas de eleição.
3. Escolher maior flexibilidade
Para compras de valor mais elevado, ou uma despesa inesperada, é possível simplificar ao pagar em 3x sem juros com a Klarna. Do computador portátil que é necessário para o novo ano letivo ou a máquina de lavar roupa que se avariou, esta opção permite a distribuição do custo das compras, mantendo o orçamento sob controlo.
4. Considerar as compras em segunda mão
Quer seja para encontrar roupas a baixo custo, renovar a decoração da casa ou substituir o smartphone de uma forma mais acessível, a segunda mão é uma solução bastante económica e também mais sustentável. Entre os parceiros da Klarna existem várias marcas que se focam neste mercado, bem como outras marcas que integraram esta filosofia na sua distribuição.
5. Rever as subscrições e mensalidades
Por fim, este regresso às rotinas pode ser útil para rever as assinaturas mensais, como os serviços de streaming, aplicações e mensalidades de ginásio. Cancelar as que não utiliza regularmente é uma boa hipótese para poupar ainda mais.
Desta forma, ao seguir as cinco dicas simples e ao adotar uma abordagem proativa em relação ao orçamento, é possível navegar nesta época de regresso às aulas com maior tranquilidade e, ao mesmo tempo, mantendo o controlo das finanças pessoais.