A Bentley Motors marca presença no Salão Rétromobile, em Paris, com duas estreias de peso: o exclusivo Speed Six Continuation Series, uma recriação meticulosa do lendário vencedor de Le Mans, e o sofisticado Continental GTC Speed, agora equipado com um inovador sistema híbrido de alta performance.
Speed Six Continuation Series: um ícone renascido
O Speed Six Continuation Series surge como uma homenagem ao mais bem-sucedido carro de competição da Bentley, com vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1929 e 1930. Esta recriação artesanal segue o sucesso da série Blower Continuation, com doze unidades produzidas a partir do lendário Bentley 4½ Litros Supercharged.
Cada Speed Six é construído do zero, à mão, num processo que dura dez meses e envolve o uso de ferramentas, técnicas e materiais autênticos da época. O modelo baseia-se em duas referências históricas: o GU409, pertencente ao acervo da Bentley, e o “Old Number 3”, um exemplar de fábrica que competiu em Le Mans, gentilmente cedido pelo seu atual proprietário para referência técnica.
Originalmente lançado em 1928, o Speed Six era uma versão aprimorada do Bentley 6½ Litre, com um motor otimizado para maior potência e eficiência. Entre as modificações estavam carburadores duplos SU, uma taxa de compressão superior e uma árvore de cames de alta performance. A imprensa da época celebrou o modelo, com o jornal The Morning Post a descrever o Speed Six como “uma das mais notáveis realizações de engenharia do século”.
Foram produzidas apenas 182 unidades entre 1928 e 1930, e as duas vitórias consecutivas em Le Mans ajudaram a solidificar a reputação da Bentley no mundo da competição automóvel. Agora, a Mulliner devolve este ícone às estradas – para um grupo extremamente exclusivo de colecionadores.
Continental GTC Speed: a nova referência dos Grand Tourers descapotáveis
A Bentley também estreia no Rétromobile a nova geração do Continental GTC Speed, que eleva os padrões de performance e luxo artesanal. Mantendo a tradição do Continental GT, lançado há 21 anos, este novo descapotável combina o conforto de um Grand Tourer com um desempenho digno de supercarro.
A grande novidade está no conjunto propulsor Ultra Performance Hybrid, que combina um novo V8 4.0 biturbo com 600 cv a um motor elétrico de 190 cv, proporcionando uma potência combinada de 782 cv e 1.000 Nm de binário. Com 81 km de autonomia elétrica e emissões reduzidas para 29 g/km de CO2, este modelo representa a evolução da Bentley rumo a um futuro eletrificado – sem comprometer a performance.
O tejadilho em tecido de sete camadas pode ser operado em apenas 19 segundos, a velocidades até 48 km/h, e está disponível em sete cores exteriores, incluindo um elegante acabamento em tweed. O novo sistema elétrico de 400Vpermite um desempenho híbrido avançado, combinando eficiência e emoção ao volante.
Artigo por Rui Reis