Sonho de qualquer pai de família que valoriza o espaço e o conforto, mas procura as prestações de um verdadeiro superdesportivo, a RS 6 Avant já era uma das carrinhas mais icónicas do mundo e, claramente, uma das mais rápidas e divertidas de conduzir. Mas a Audi achou que ainda havia margem de progressão e que esta familiar especial podia ficar ainda mais… espetacular.
Assim nasce a RS 6 Avant GT, uma edição especial de apenas 660 unidades repleta de pormenores exclusivos, tanto no exterior como no interior. Um impressionante spoiler traseiro no tejadilho, um difusor redesenhado e jantes de 22 polegadas com um design distinto sublinham a sua posição de topo na gama A6. As entregas desta Audi RS 6 Avant GT terão início no segundo trimestre de 2024.
O interior apresenta bancos integrais de elevada qualidade, uma nova combinação de cores e numeração de unidade na consola central como detalhes exclusivos. A suspensão leve e ajustável, exclusiva da RS 6 Avant GT, e o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro aperfeiçoam a experiência de condução. O motor biturbo de oito cilindros em V tem uma potência de 463 kW (630 cv) e debita 850 Nm de binário entre as 2.300 e as 4.500 rpm.
Estética ainda mais musculada
A Audi RS 6 Avant GT destaca-se dos outros modelos da sua gama, RS 6 Avant e RS 6 Avant performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante baseada no concept RS 6 GTO, em particular a dianteira marcante. A grelha Singleframe e as entradas de ar têm acabamento em preto brilhante, o que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e mais largo. Lâminas verticais na zona inferior do para-choques dianteiro, entradas de ar com um novo formato e um proeminente splitter dianteiro integrado no para-choques apuram o visual.
Pela primeira vez, a Audi Sport GmbH está a utilizar um capot em fibra de carbono. As saídas de ar integradas atrás das grandes jantes de 22 polegadas reduzem o efeito de turbilhão do ar no aro da roda e melhoram o arrefecimento dos travões. Tal como o capot, os guarda-lamas que cobrem as rodas de grandes dimensões são totalmente em fibra de carbono.
A vista de perfil é definida pelas inserções nas saias laterais, pelas capas dos espelhos retrovisores exteriores em carbono brilhante e pelas jantes de 22 polegadas com o design de 6 raios fabricadas exclusivamente para esta RS 6 Avant GT. Na traseira, a edição especial impressiona com a inscrição “RS 6 GT” em preto, um portão traseiro especialmente adaptado ao design com uma moldura visualmente rebaixada, um difusor com um refletor centrado verticalmente que faz com que o carro pareça ainda mais largo e uma asa dupla distinta inspirada nos desportos motorizados.
Para o RS 6 Avant G*, os clientes têm a opção de escolher decalques exclusivos em duas cores. A primeira, em conjunto com um acabamento Arkona White, combina as cores tradicionais da Audi Sport, caso de preto, cinzento e vermelho. Os emblemas do modelo, na frente e na traseira, também são apresentados nestas cores. Se esta combinação de cores for escolhida, as jantes são sempre em branco brilhante. Em alternativa, os decalques em tons de preto e cinzento são fornecidos com a cor exterior cinzento Nardo ou preto Mythos. Para combinar, a Audi Sport GmbH oferece as jantes de alto brilho em preto ou preto mate. No exterior, as cores disponíveis são: Branco Arkona, Cinzento Nardo, Cinzento Chronos Metalizado, Castanho Madeira Metalizado e Preto Mythos Metalizado.
Prestações dignas de um superdesportivo
O novo RS 6 Avant GT tem uma potência de 463 kW (630 cv) e um binário máximo de 850 Nm, o que representa um aumento de 22 kW (30 cv) e 50 Nm em comparação com o modelo base RS 6 Avant. O novo ponta de lança da gama A6 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, alcança os 200 km/h em apenas 11,5 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h.
A potência do motor 4.0 TFSI é aplicada à tração integral permanente quattro através da caixa automática Tiptronic de oito velocidades, com tempos otimizados entre as trocas de relação.
Para distinguir ainda mais a edição especial dos outros modelos RS, o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente afinado para a RS 6 Avant GT. Pela primeira vez, e apenas para esta RS 6 Avant GT, a suspensão conta com coilover ajustável de série, o que permite rebaixar a altura ao solo em 10 milímetros em comparação com o RS 6 Avant e oferecer uma combinação perfeita entre dinâmica e conforto. Molas mais firmes, amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas (30% à frente e 80% atrás) garantem uma menor inclinação lateral da carroçaria, o que, mais uma vez, aumenta significativamente o fator diversão. Em alternativa, os clientes podem encomendar a suspensão RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou ainda a suspensão pneumática adaptativa RS.
Artigo por Rui Reis