
Administração do Porto de Lisboa e Mobi.e vão avançar com plano para instalação de postos de carregamento que permita a eletrificação da frota de transporte de mercadorias e da atividade portuária.
A MOBI.E, gestora da mobilidade elétrica, e a Administração do Porto de Lisboa (APL) assinaram um protocolo de cooperação para a instalação de uma estrutura de carregamento para viaturas 100% elétricas, tanto ligeiras, como pesadas.
Esses postos de carregamento irão ser montados nas diferentes instalações sob gestão da APL, visando criar condições para o aumento progressivo da frota elétrica deste organismo, bem como de carregadores em edifícios seus.
A nível da atividade portuária, este protocolo é uma condição base para a modernização do transporte rodoviário de mercadorias, através da redução dos veículos com motores de combustão interna que levará à diminuição da pegada carbónica desta atividade.
Nesse contexto, irá decorrer um projeto-piloto (que abrange também a Volvo e a transportadora Paço Rápido da Yilport-Liscont, que opera no Porto de Lisboa) com vista à utilização de veículos pesados 100% elétricos na movimentação de mercadorias dentro do terminal da capital.
O acordo foi oficializado durante o evento “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Lisboa”.
A MOBI.E compromete-se a prestar apoio à APL na conceção, desenvolvimento e implementação da estrutura que vier a ser definida, no âmbito deste projeto piloto.
Em outubro passado, um estudo da MOBI.E indicou que, até 2050, será necessária uma infraestrutura de carregamento em Portugal de cerca de 1.600 pontos para veículos pesados, num investimento estimado de 126 milhões de euros.
Pode ver mais artigos aqui.