A Brisa Autoestradas adquiriu oito viaturas 100% elétricas para uso exclusivo na A5. É a primeira vez que uma frota de veículos 100% elétricos está ao serviço numa autoestrada em Portugal.
As equipas da assistência rodoviária da A5 têm quatro carrinhas elétricas e as brigadas da GNR utilizam quatro carros elétricos, ou seja, toda a frota que opera na A5 é elétrica. No campus do Grupo Brisa, em Carcavelos, estão instalados pontos de carregamento exclusivos para estes oito veículos.
Manuel Melo Ramos, administrador executivo do Grupo Brisa, explica que “foi feita uma experiência-piloto para avaliar a capacidade de respostas destes veículos, nomeadamente, a sua autonomia durante os turnos. Foram simulados percursos com todo o equipamento que as carrinhas da assistência rodoviária transportam. Os resultados foram muito positivos e provaram que não há diferença face a veículos de combustão”.
A A5 tem uma extensão de 25 quilómetros e é uma das autoestradas com mais movimento do país.
Os veículos elétricos da frota da A5 têm uma autonomia superior a 400 quilómetros e, se necessário, podem ser carregados em qualquer posto de carregamento fora do Grupo Brisa.
O Centro Operacional de Carcavelos, responsável pelo patrulhamento e assistência rodoviária da autoestrada que liga Lisboa a Cascais, funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Manuel Melo Ramos sublinha que este “é o primeiro passo para a transição elétrica da frota operacional da Brisa Autoestradas, que será progressivamente alargada a toda a rede até ao final de 2025. A transição elétrica é uma prioridade para o Grupo Brisa que está comprometido em reduzir até 2030 as emissões de âmbito 1 e 2 em 60% e atingir a neutralidade carbónica em 2040”.
Estes oito veículos representam um investimento de 300 mil euros, vão permitir reduzir em 70% as emissões de CO2 para a atmosfera e uma redução de 10% no consumo de combustíveis fosseis.
Até 2025, a Brisa Autoestradas vai investir quase 8 milhões de euros em veículos elétricos para as áreas de operação e patrulhamento.