De acordo com os últimos dados do Eurostat, Portugal é o país da União Europeia onde o envelhecimento da população mais se faz sentir.
Ao mesmo tempo, é também o país em que a solidão entre os mais idosos, acima dos 75 anos, mais se faz sentir, com 25% destes a viverem sozinhos. Dos mais de 300 mil idosos em Portugal, ¾ são mulheres.
Com estes dados de envelhecimento, e as projeções do seu aumento nos próximos anos, pela diminuição da taxa de natalidade, as preocupações sociais aumentam também com a incidência da solidão entre esta população, sobretudo pelo impacto na saúde geral que esta situação acarreta.
Para colmatar esta situação estão no terreno algumas estratégias das autoridades para ajudar a manter o contacto, mas o isolamento social pode também ser atenuado com o uso da tecnologia.
Com a introdução de ferramentas tecnológicas no dia a dia dos mais idosos, será possível ajudar não apenas a manter o contacto, mas também a monitorizar a saúde e alertar os cuidadores de forma mais rápida.
“A tecnologia é uma solução essencial na sociedade atual. Aproxima os que estão mais longe, e contribui para um sociedade mais segura. No caso dos idosos, a existência de equipamentos que os mantêm em contacto com os seus familiares e cuidadores é muito importante, mas também é essencial que estes permitam monitorizar os dados de saúde e ajudar na prevenção de algumas doenças inerentes ao isolamento.”, diz Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.
A SaveFamily apresenta, assim, equipamentos desenvolvidos especificamente para esta camada da sociedade. Mais do que disponibilizar teleassistência, estes equipamentos podem ser programados de forma simples e trazer botões de SOS e registo de sinais vitais para os mais velhos. Ao mesmo tempo, estes equipamentos permitem manter a independência dos utilizadores, mas também totalmente conectados com os seus familiares e cuidadores, eliminando o sentimento de isolamento social que advém das condições em que vivem, nomeadamente em zonas mais isoladas do país.
Estes equipamentos não dependem de um telemóvel, mas permitem fazer e receber chamadas em qualquer momento.
“Neste mês de Maio em que se celebra o Dia da Mãe, e com uma população feminina idosa tão representativa em Portugal, queremos que os filhos e familiares estejam mais próximos das suas mães. Os nossos equipamentos permitem um contacto constante e representativo todo o ano, e aproximam que está mais longe”, diz Álvarez.
Da parte da equipa SaveFamily queremos desejar a todas as mães, um Feliz Dia da Mãe, e reforçar a necessidade de estarmos ligados a quem é mais importante e vulnerável, os idosos.