Lisboa foi o palco escolhido para a revelação nacional do Lamborghini Temerario, o novo superdesportivo híbrido que sucede ao Huracán e representa o terceiro passo do programa Direzione Cor Tauri, focado na eletrificação progressiva da gama.
A apresentação decorreu em Belém, com vista para o Tejo, numa atmosfera à altura de um momento histórico para a marca de Sant’Agata Bolognese. Mais de 150 convidados — entre os quais a NewMen — tiveram a oportunidade de conhecer de perto o mais recente HPEV (High Performance Electrified Vehicle) da Lamborghini.
Antes de mais, a pergunta que se impõe: Quanto custa o novo Temerario? A resposta não é fácil. Segundo nos foi dito, a versão base custa menos de 400 mil euros, mas como cada cliente gasta, em média, entre 50 e 100 mil euros em extras e personalização, o preço final deve andar perto dos 450 000€.
E a data de entrega? Se encomendar o seu Temerario agora, deverá receber em meados de 2026. Sendo que as primeiras entregas a clientes portugueses estão previstas para o começo de 2026.
Um motor V8 que canta até às 10.000 rpm
No centro da revolução está um novo motor V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido de raiz, e capaz de atingir umas impressionantes 10.000 rpm — uma raridade entre os motores de estrada e uma característica normalmente reservada ao mundo da competição. A unidade térmica debita 800 cv às 9.000 rpm e 730 Nm entre as 4.000 e 7.000 rpm.
A este bloco junta-se um sofisticado sistema híbrido com três motores elétricos, dois no eixo dianteiro (e-Axle com 220 kW de potência combinada) e um integrado na caixa traseira, oferecendo resposta instantânea, binário contínuo e uma progressividade sem interrupções até ao redline. No total, o sistema debita 920 cv e assegura a tração integral e-4WD com vectorização de binário, adaptando-se a diferentes modos de condução.
A nova caixa de dupla embraiagem de 8 velocidades, posicionada transversalmente, foi adaptada do Revuelto e desenvolvida para acompanhar a natureza explosiva do novo sistema motriz. Todo o conjunto foi desenhado e fabricado em Sant’Agata Bolognese.
Os números são inequívocos: 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e velocidade máxima de 343 km/h, tudo isto com um controlo dinâmico e sensorial sem precedentes. A estrutura em alumínio de nova geração oferece mais 20% de rigidez torsional face ao Huracan, enquanto o posicionamento da bateria HV sob o túnel central contribui para uma distribuição de massas ideal.
Temerario Alleggerita: ainda mais leve, ainda mais eficaz
Durante o evento, foi também apresentada a versão Temerario Alleggerita, com afinação aerodinâmica e soluções técnicas orientadas para a pista. Esta versão apresenta um aumento de 67% na carga aerodinâmica face ao modelo base, e uma redução de peso superior a 25 kg, graças à utilização intensiva de fibra de carbono em elementos como o splitter dianteiro, saias laterais, asa traseira e entradas de ar no capot do motor.
A apresentação nacional do Temerario acontece num momento particularmente forte para a marca. Com 186 concessionários espalhados por 56 mercados globais, a Lamborghini consolidou um novo marco de vendas acima das 10.000 unidades/ano. A rede EMEA lidera com 78 concessionários, seguida das Américas e da região Ásia-Pacífico (ambas com 54).
Em paralelo, o valor da marca Lamborghini continua a crescer: entre 2020 e 2024, passou de 2,1 mil milhões para 4,5 mil milhões de euros, um crescimento sustentado por inovação, consistência de produto e desejo aspiracional.
Artigo por Rui Reis