A descarbonização das organizações vai dar um balão de oxigénio ao planeta e às próprias empresas, já que que podem lucrar com este investimento. Saiba como
Os analistas da Boston Consulting Group (BCP) recomendam seis estratégias para as empresas potenciarem a descarbonização da sua atividade, melhorarem a sua rentabilidade e se alinharem com os regulamentos e com as metas climáticas globais, em prol de um futuro mais sustentável:
Medir as emissões
A BCG refere que a medição das emissões é um dos primeiros passos para as organizações conseguirem reduzir a sua pegada ambiental. “As empresas que medem as emissões de âmbito 1, 2 e 3 de forma abrangente têm 1,6 vezes mais probabilidades de conseguir obter lucros com o processo de descarbonização”, aponta a consultora.
Desenvolver relatórios para reportar as emissões
O desenvolvimento de relatórios e posterior comunicação das emissões carbónicas às entidades reguladoras é “uma ação fundamental para o processo de descarbonização e que garante vantagens competitivas às organizações”, afiança a BCG. Estes analistas asseguram que as empresas que reportam integralmente as emissões de cada âmbito têm uma probabilidade 1,5 vezes maior de obter benefícios financeiros.
Definir objetivos claros de descarbonização
“Após o cálculo e reporte das suas emissões, é imperativo que as organizações tracem objetivos realistas para as reduzir”, aconselha a BCG que complementa a sua explicação: “As empresas que estabelecem objetivos claros e alinhados com as melhores práticas globais para cada âmbito têm 1,9 vezes mais probabilidades de ter maior rentabilidade através da descarbonização”.
Recorrer à Inteligência Artificial (IA)
A consultora indica ainda que as organizações devem tirar proveito das tecnologias para impulsionar a redução das emissões: “As empresas que utilizam ferramentas de IA para as diminuir têm 4,5 vezes mais probabilidade de conseguir obter lucros”, pois “esta tecnologia melhora os esforços de sustentabilidade através da automatização de tarefas como a recolha e análise de dados sobre emissões, libertando as equipas para se concentrarem na definição de estratégias de sustentabilidade e de negócio”.
Calcular e reportar as emissões ao nível do produto
Ao quantificar o impacto climático de um produto ao longo do seu ciclo de vida, é possível otimizar a sua pegada ecológica. As empresas que calculam estas emissões têm quatro vezes mais probabilidades de obter retornos financeiros associados à descarbonização, afirma a BCG.
Adotar planos de transição climática
No entendimento dos consultores, definir e implementar planos estratégicos de transição climática é essencial para as empresas se manterem resilientes. “As organizações que adotam planos de transição climática têm 2,9 vezes mais probabilidades de lucrar com a descarbonização e 3,3 vezes mais probabilidades de reduzir as emissões em linha com as metas globais para limitar o aquecimento global a 1,5°C”, conclui a BCG.