Atualmente, o transplante capilar já não é um assunto tabu. São cada vez os homens e mulheres que optam por restaurar o seu cabelo com confiança, apoiados pelas mais avançadas tecnologias.
Assim sendo, é com o boom dos transplantes e dos tratamentos capilares que, inevitavelmente, acabamos por assistir a um aumento do número de clínicas de transplantes e tratamentos capilares. É nesta altura que se coloca a questão de como escolher a melhor tecnologia para garantir resultados de qualidade. Para Carlos Portinha, Diretor clínico do Grupo Insparya, a resposta é clara. A escolha deve ter em conta fatores como “a investigação e implementação de tecnologia de ponta, a experiência de profissionais altamente capacitados e os comprovados casos de sucesso que são reveladores dos melhores resultados”.
Neste cenário, a chave para se obter a melhor solução para o caso particular de cada paciente passa por uma escolha criteriosa em que a tecnologia assume um papel preponderante, uma vez que os resultados esperados variam em função de uma série de fatores, como explica o especialista em saúde capilar.
1. Extração automática da unidade folicular.
Fruto da investigação tecnológica da Insparya, nascem ferramentas de trabalho como o BotHair® Ultra Plus, um dispositivo disruptivo que apresenta grandes vantagens na extração das unidades foliculares. “Esta tecnologia permite a extração da unidade folicular num único movimento, com um corte perfeito que permite uma cicatrização mais rápida para o paciente e consequentemente menos danos na unidade folicular e nas unidades foliculares circundantes”, explica Carlos Portinha.
2. Aspiração linear da unidade folicular
A única tecnologia de transplante capilar que realiza este tipo de aspiração é a BotHair® Ultra Plus, uma excelente opção que minimiza os danos causados, resultando num menor tempo de recuperação para o paciente, menor perda de sangue e resultados mais precisos.
3. Controlo da velocidade de extração
Graças ao BotHair® Ultra Plus, a velocidade de extração pode ser controlada durante o procedimento, o que proporciona maior conforto ao paciente, ajustando a velocidade de acordo com as suas necessidades, em comparação com outras tecnologias que não dispõem desta personalização do processo.
4. Controlo automático
O controlo automático permite obter resultados de melhor qualidade em comparação com o controlo manual por pedal. “O controlo manual aumenta a probabilidade de erro humano. Por isso, é muito importante trabalhar com ferramentas que possuam controlo automático do processo, como é o caso da BotHair® Ultra Plus. Uma vez ligado o dispositivo, tendo em conta os parâmetros necessários, o especialista tem de manobrar a ferramenta, conseguindo uma maior precisão na transplantação e sem se preocupar com outros fatores manuais”.
5. Armazenamento
O sistema de aspiração do BotHair® Ultra Plus permite que a unidade folicular passe diretamente para um reservatório, com a sua correspondente solução de conservação. Isto aumenta e melhora a qualidade e a viabilidade das unidades foliculares: “a ausência de manipulação neste armazenamento automático permite aperfeiçoar a sobrevivência das unidades foliculares e reduzir o número de danos, conseguindo excelentes resultados”.
Sem dúvida que, nos casos em que o transplante capilar se apresenta como a solução mais adequada, é fundamental contar com profissionais com experiência e acesso à tecnologia mais avançada do mercado para obter os melhores resultados. É por isso que o Grupo Insparya aposta na constante investigação e desenvolvimento tecnológico, dispondo do seu próprio centro de investigação tecnológica, o Insparya Science and Clinical Institute, localizado no Porto.