A Porsche anunciou duas novas versões para a gama Panamera, a berlina desportiva da marca. São duas propostas com focos diferentes: o Panamera GTS coloca a experiência de condução emocional em primeiro plano. Já o Turbo S E-Hybrid está posicionado como topo de gama, sendo a versão mais potente, mais veloz e mais luxuosa alguma vez produzida do Panamera.
Os novos Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e Panamera GTS já estão disponíveis para encomenda. Os modelos beneficiam de inúmeras novidades da terceira geração do Panamera. Falamos do conceito de controlo e visualização Porsche Driver Experience, a alta resolução e alcance dos faróis em LED HD-Matrix, funções de conectividade alargadas, com destaque para a integração mais profunda do Apple CarPlay®, streaming de vídeo no ecrã do passageiro, disponível como opcional, e a opção de estacionar remotamente o veículo com recurso a uma app de smartphone.
A variante Executive do Panamera Turbo S E-Hybrid, que oferece uma maior distância entre eixos, é oferecida numa base específica de mercado; o controlo climático de quatro zonas e a grande consola central são de série. O Panamera GTS é oferecido em exclusivo como berlina desportiva com distância de eixos mais curta.
Preços em Portugal
Em Portugal, o preço do Panamera Turbo S E-Hybrid começam nos 246.000 euros e do Panamera Turbo S E-Hybrid Executive nos 257.919. Já o Panamera GTS começa nos 215.749 euros. As primeiras entregas a clientes estão previstas para o outono deste ano.
Turbo S E-Hybrid
O novo Panamera Turbo S E-Hybrid é o Panamera de produção em série mais potente de sempre. O motor V8 biturbo com 441 kW (600 CV), em combinação com o motor elétrico, integrado na transmissão e no circuito de refrigeração, debita 140 kW (190 CV). Em comparação com o antecessor, a potência combinada aumenta em 75 kW (102 CV) para um novo total de 575 kW (782 CV). Já o binário aumenta 150 Nm para um novo total de 1.000 Nm. Com estes valores o Panamera Turbo S E-Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 325 km/h.
A bateria de alta tensão, com 25,9 kWh de capacidade bruta, armazena mais 45% de energia do que a bateria utilizada no antecessor. Desta forma, o Panamera mais potente tem uma autonomia elétrica de até 88 km (autonomia em urbano). Num posto de carregamento adequado, o carregador de bordo AC de 11 kW permite carregamentos do 0 aos 100% em cerca de duas horas e 39 minutos.
Novo Panamera GTS
A sigla GTS significa Gran Turismo Sport, tornando esta uma variante particularmente ágil da sua berlina desportiva de luxo. O motor V8 biturbo, que passou por uma atualização completa, desempenha um papel importante na experiência de condução intensa do Panamera GTS. Este oferece uma entrega de potência linear que é percetível mesmo a mais de 6.000 rpm.
O motor do Panamera GTS debita 368 kW (500 CV), mais 20 CV do que o antecessor. Este incremento representa uma melhoria na performance e dinâmica de condução, mas também numa maior eficiência. O automóvel desportivo de quatro portas acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 302 km/h.
O sistema de escape desportivo de série do Panamera GTS foi especificamente desenvolvido para oferecer uma sonorização potente e emocional. Enquanto isso, o Panamera GTS está equipado de série com a suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas incluindo PASM, mas com uma afinação mais desportiva. A altura ao solo é 10 mm mais baixa e as barras estabilizadoras reforçadas proporcionam uma experiência de condução mais direta. O bloqueio do diferencial PTV Plus, com controlo elétrico, assegura uma distribuição otimizada do binário entre as rodas.
Recorde em Nürburgring
Ao volante do novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, Lars Kern, piloto de testes da Porsche, completou uma volta ao circuito de Nürburgring Nordschleife (20,832 quilómetros) em apenas 7:24,172 minutos. Estabelecendo o recorde de berlina de luxo mais rápida com motor de combustão e híbrido na classificação oficial do Nürburgring 1927 GmbH & Co. KG. O novo Panamera bateu o recorde desta categoria por 3,62 segundos. Esta volta recorde foi realizada no dia 12 de julho de 2024.
Artigo por Rui Reis