Em 2023, a parceria com a Nike e a marca Jordan fizeram com que Michael Jordan faturasse mais nesse ano do que em toda a sua carreira.
Considerado a maior lenda do basquetebol, Michael Jordan continua a fazer história fora das quadras e no ano de 2023, o ex-jogador dos Chicago Bulls e dos Washington Wizards atingiu uma marca impressionante ao faturar mais do que em toda a sua carreira desportiva, graças à sua parceria com a Nike e a marca Jordan.
De acordo com os especialistas em finanças, Michael Jordan arrecadou cerca de 302 milhões de euros (302.000.000€) no último ano, provenientes dos royalties da sua marca (Jordan). Este valor representa quase quatro vezes mais do que o montante que ganhou ao longo de toda a sua carreira como jogador de basquetebol, onde totalizou cerca de 86 milhões de euros.
A parceria entre Michael Jordan e a Nike, estabelecida há quase quatro décadas, continua a ser um caso de sucesso sem precedentes. O acordo prevê que a maior lenda do basquetebol receba 5% das vendas anuais da sua marca, um negócio que tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos anos.
A aposta da Nike na subsidiária Jordan – intensificada no ano de 2018, com a entrada da marca nos equipamentos dos Charlotte Hornets (basquetebol, NBA) e do Paris Saint-Germain (futebol, França), entre outras ações –, foi um dos principais impulsionadores deste sucesso. Desde então, a marca Jordan viu a sua faturação aumentar significativamente, passando dos 2,8 mil milhões de euros para os 7,1 mil milhões (7.100.000.000€) em apenas seis anos.
Nike has expanded the Jordan Brand over the last several years — and sales have exploded.
Jordan Brand Annual Sales
• 2018: $2.8 billion
• 2019: $3.1 billion
• 2020: $3.7 billion
• 2021: $4.8 billion
• 2022: $5.1 billion
• 2023: $6.6 billionAnd with MJ taking home a ~5%… pic.twitter.com/0fXp6Lcze3
— Joe Pompliano (@JoePompliano) December 22, 2023
Para além do sucesso comercial, a influência de Michael Jordan ultrapassou as fronteiras do mundo do desporto e dos negócios, chegando aos grandes ecrãs em 2023 com o lançamento do filme “Air“, um filme que retrata a ascensão do basquetebolista e a disputa das grandes marcas pelo seu patrocínio, com destaque para a icónica parceria entre o jogador e a Nike que culminou na criação das lendárias sapatilhas ‘Air Jordan‘. Antes desse filme, a Netflix já tinha lançado uma série com 10 episódios, denominada “The Last Dance” e que contava a história de conquistas dos Chicago Bulls nos anos 90, onde venceram seis vezes a NBA, e da sua maior estrela, Michael Jordan.
De 1984 – ano em que foi selecionado no Draft pelo franchise de Chicago – até aos dias de hoje, Michael Jordan continua a inspirar várias gerações e a alcançar proezas financeiras notáveis, solidificando ainda mais o seu estatuto como um dos desportistas mais influentes de todos os tempos.