68% dos inquiridos estão abertos a vender objetos que já não utilizam em plataformas de produtos reutilizados de forma a juntarem algum dinheiro
Um recente estudo realizado pela plataforma Wallapop, em parceria com a MuP Research, procurou perceber junto dos portugueses os sonhos que mais vezes eram abandonados por razões financeiras e o impacto que a venda e compra de produtos reutilizados pode ter para a capacitação económica das pessoas. Mais de 90% dos portugueses assumiu já ter desistido de um sonho por falta de dinheiro e 66% refere viajar como o sonho mais adiado por esse motivo.
De acordo com os dados do mesmo estudo, a seguir às viagens o desejo mais adiado por falta de dinheiro é a compra de um produto desejado há muito tempo, a compra de um carro ou uma moto, a ida a concertos ou outros eventos de entretenimento, ou começar um negócio próprio.
Em conformidade, o desejo de viajar foi igualmente apontado como a principal motivação para os portugueses pouparem dinheiro, especialmente entre os 25 aos 54 anos, seguindo-se a criação de um fundo para emergências, a compra de um objeto desejado há muito tempo e investir num passatempo ou experimentar algo novo.
A atual situação económica dos portugueses é refletida quando questionados sobre quanto dinheiro conseguem direcionar para sonhos ou hobbies todos os meses, sendo que 6 em cada 10 portugueses revelam apenas conseguir poupar menos de 10% dos seus rendimentos mensais para este fim.
Neste cenário, a compra e venda de produtos reutilizados revela-se como uma solução para muitos utilizadores. 68% dos inquiridos estão abertos a vender objetos que já não utilizam em plataformas de produtos reutilizados de forma a juntarem algum dinheiro.
Segundo o estudo, cerca de 25% dos portugueses acreditam que poderiam ganhar mais de 500€ através da venda de objetos numa plataforma de produtos reutilizados, com destaque para os indivíduos com idades entre os 25 e os 34 anos, que podem até ultrapassar o ganho médio do total da amostra, totalizando até 502€.
Materializando a capacitação económica da venda de produtos reutilizados, cerca de 4 em cada 10 portugueses admitiram já conseguir atingir algum objetivo pessoal graças aos ganhos obtidos com as vendas nestas plataformas, com destaque para os jovens entre os 18 e os 24 anos. Sendo que cerca de 30% admite já ter alcançado um sonho com o dinheiro que recuperou na venda de produtos e outros 17% assumem ter investido num passatempo.
Estes dados sublinham a importância das plataformas de produtos reutilizados, como a Wallapop, plataforma líder na compra e venda de artigos reutilizados, na ajuda aos portugueses a realizarem os seus sonhos e a investirem nos seus passatempos, ao mesmo tempo que encontram uma forma sustentável de lidar com os bens que já não utilizam.