O Al Hilal do treinador português Jorge Jesus está há 28 jogos consecutivos a vencer e com isso estabeleceu um novo recorde histórico.
O treinador português Jorge Jesus fez história ao levar o Al Hilal às meias finais da Liga dos Campeões asiática e principalmente por conquistar um lugar no Livro do Guinness World Records, após a sua equipa ter alcançado a impressionante marca de 28 vitórias consecutivas (recorde mundial) – último jogo que não venceu foi a 23 de setembro de 2023, no empate frente ao Damac (1-1).
O técnico de 69 anos conduziu, esta terça-feira (12 de março), a formação saudita a uma vitória por 2-0 sobre o Al Ittihad, em jogo a contar para a 2ª mão dos quartos de final da maior competição de clubes do continente asiático, assegurando desta forma a passagem à próxima fase da prova e o feito inédito na mais que centenária história do futebol.
Os golos de Al Shahrani (61’) e de Malcom (90+6’) garantiram ao Al Hilal de Jorge Jesus a vitória, mas também a confirmação da ultrapassagem do recorde anterior de 27 vitórias consecutivas – estabelecido pelo The New Saints (País de Gales), em 2016. Com este resultado, a equipa orientada pelo treinador português estabelece um novo padrão de excelência no futebol mundial e confirma o fantástico momento de forma da formação de Riade (capital da Arábia Saudita) – mesmo sem a estrela Neymar, que está lesionado há vários meses –, que para além da presença nas meias finais na prova asiática, está em 1º lugar no campeonato saudita – a 11 jogos do fim tem 12 pontos a mais que o Al Nassr (2º classificado) dos portugueses Cristiano Ronaldo, Otávio e Luís Castro – e ainda está a competir na Taça (meias finais) e na Supertaça (meias finais) do respetivo país árabe.
🔝The longest winning streak in football history is now in #AlHilal’s name … Asia’s Leader records continue 💙 pic.twitter.com/WSic05SM4W
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) March 12, 2024
Após o jogo desta terça-feira (12 de março), Jorge Jesus elogiou o desempenho da sua equipa e agradeceu aos jogadores e à direção do Al Hilal. “Agradeço aos jogadores, à equipa e à direção do Al Hilal por termos quebrado o recorde. Os adeptos do Al Hilal são o nosso braço direito. Sem eles, seria impossível. Alcançar o recorde é o resultado de um maravilhoso trabalho em equipa, maravilhoso mesmo. Os meus jogadores fizeram grandes jogos nos últimos tempos e contribuíram para a presença da equipa nesta lista distinta. No entanto, nós ainda não ganhámos nada. A nossa prioridade é vencer o Campeonato, os recordes são secundários”, referiu o técnico de 69 anos, antes de falar sobre o futuro da sua carreira. “Não sei o meu futuro, Sei que tenho contrato com o Al Hilal até ao final desta época. No futebol tudo muda muito rapidamente e agora o que mais desejo é continuar a ganhar aqui”, concluiu.
Os 28 jogos consecutivos a vencer do Al Hilal de Jorge Jesus
- Al Jabalain (1-0);
- Al Shabab (2-0);
- Nassaji Mazandaran (3-0);
- Al Akhdoud (3-0);
- Al Khaleej (1-0);
- Mumbai City (6-0);
- Al Ahli (3-1);
- Al Hazm (3-0);
- Al Fateh (2-0);
- Mumbai City (2-0);
- Al Taawon (2-0);
- Al Hazm (9-0);
- Navbahor Namangan (2-0);
- Al Nassr (3-0);
- Navbahor Namangan (2-1);
- Al Tai (2-1);
- Al Taawon (3-0);
- Al Wehda (2-0);
- Abha Club (7-0);
- Al Fayha (2-0);
- Sepahan (3-1);
- Al Raed (3-1);
- Sepahan (3-1);
- Al Ettifaq (2-0);
- Al Ittihad (3-1);
- Al Ittihad (2-0);
- Al Riyadh (3-1);
- Al Ittihad (2-0).
The longest winning streak in football history 🔝#AlHilal 💙
Hello @GWR 🤝 pic.twitter.com/bWveE2yiZ4— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) March 12, 2024
Durante este feito histórico de 28 vitórias consecutivas – digno de presença no Livro do Guinness World Records –, o Al Hilal sofreu apenas 8 golos e marcou 81 – uma média de quase três golos marcados por jogo – e Jorge Jesus solidifica ainda mais o seu lugar como um dos treinadores mais bem-sucedidos e respeitados do mundo do futebol. Porém, há que realçar que os galeses do The New Saints estão atualmente na corrida a novo máximo, visto que tem 25 vitórias seguidas.