Os novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach anunciam mais de 1.100 cv de potência máxima, tornando-se os Porsche de produção em série mais potentes da história. Os preços dos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach começam nos 252.795 euros.
Em combinação com várias medidas de construção de baixo peso e aerodinâmica, estes desportivos GT elétricos elevam a fasquia em termos de dinâmica de condução. No eixo traseiro é utilizado um inversor mais potente e eficiente que utiliza carboneto de silício como material semicondutor. As primeiras unidades do Taycan Turbo GT deverão ser entregues aos clientes durante a primavera.
Modo de ataque
Quando ativado o Attack Mode, através de um botão, estão disponíveis até 120 kW de potência adicional durante 10 segundos. O Attack Mode é baseado na função Push-to-Pass dos modelos Taycan2. O sistema está otimizado para a condução em circuito e funciona de forma semelhante aos veículos de competição 99X que a Porsche utiliza no ABB Fia Formula E World Championship. Quando ativa, esta função tem um contador decrescente no painel de instrumentos e possui uma animação dinâmica no velocímetro.
O Taycan Turbo GT só necessita de 2,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou apenas 2,2 segundos com o Pacote Weissach. Isto torna o modelo até duas décimas de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo S. A diferença na aceleração do parado até aos 200 km/h é ainda maior: 6,6 ou 6,4 segundos para o Taycan Turbo GT sem/com Pacote Weissach, respetivamente. Neste parâmetro, o novo topo de gama é até 1,3 segundos mais rápido do que o Taycan Turbo S.
Nas duas versões o binário máximo é de até 1.340 Nm. A autonomia dos modelos Taycan Turbo GT é de até 555 km, de acordo com o ciclo WLTP.
Elementos em carbono e Porsche Active Ride
Através de medidas inteligentes de construção de baixo peso, a Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S. Para tal, destaca-se a utilização de vários elementos em carbono. A fibra de carbono é utilizada nos frisos dos pilares B, nas molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores, nas inserções das saias laterais, entre outros componentes. As bacquets em CFRP, uma bagageira de baixo peso e a supressão da função “soft close” da bagageira também permitem uma poupança de peso.
O Taycan Turbo GT está equipado de série com o pacote dinâmico. Este inclui a suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT. As jantes exclusivas de 21″ do Turbo GT têm braços esculpidos em relevo o que poupa peso e, ao mesmo tempo, permite uma ventilação mais eficaz dos travões. Por falar nisso, o Taycan Turbo GT está equipado de série com travões cerâmicos de baixo peso. Com base no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema de travagem foi otimizado do ponto de vista do peso.
O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach é ainda mais aprimorado. Com medidas adicionais de aerodinâmica e construção de baixo peso, este modelo é ainda mais focado na performance. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos, o que o torna este modelo de dois lugares um décimo de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo GT. A velocidade máxima é de 305 km/h ao invés de 290 km/h.
O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach tem ainda disponível em exclusivo como opcional a inclusão de faixas em Azul Volt, Preto ou Preto (mate). Esta personalização acentua ainda mais o carácter desportivo.
O Pacote de interior GT com elementos em Race-Tex em Preto é oferecido de série. No lado do passageiro dianteiro está presente o logótipo ‘Weissach Package’. Os pacotes de interior em Azul Volt e em Prata GT também estão disponíveis para esta versão.
Artigo por Rui Reis