Mudar alguns detalhes nos seus hábitos pode ter um impacto na fatura a eletricidade. A ‘Selectra’ realizou uma análise e partilhou algumas dicas que podem fazer toda a diferença.
O frio já chegou e as casas portuguesas enfrentam inevitavelmente o consumo de energia, para manter o ar mais quente. O que às vezes não conseguimos reparar é que algumas mudanças simples no tipo de aquecimento, podendo reduzir significativamente os custos mensais, aliviando o peso da fatura de eletricidade.
A ‘Selectra’, marca especialista em tarifas de energia existem várias diferenças nos custos entre os vários tipos de aquecimento podem ser consideráveis. A marca quis partilhar alguns conselhos para evitar o aumento de custos.
Escolher Equipamentos Eficientes
A escolha dos eletrodomésticos é impactante. Dê prioridade aos dispositivos com etiqueta energética A++ ou superior que consumam menos energia.
Isolar Bem a Habitação
O isolamento térmico em janelas, portas, paredes é essencial e um bom investimento a fazer para minimizar as perdas de calor.
Regular a Temperatura
Mantenha a temperatura do termóstato moderada, idealmente entre os 18ºC e os 20ºC, a suficiente para o conforto sem excessos.
Aproveitar o Sol
A luz natural pode ser um fator importante e com grande impacto no aquecimento do lar. Pode manter as cortinas abertas para captar o calor natural e à noite mantê-las fechadas conservar o calor.
Usar Programadores e Temporizadores
Programar o aquecimento para funcionar somente quando necessário pode ser vantajoso. Os desperdícios energéticos são evitados, o aquecimento apenas liga quando necessário.
Ventilar com Moderação
Arejar a cas é essencial, no entanto, durante curtos períodos de tempo de forma a garantir uma boa qualidade do ar. Assim, não existe comprometimento da temperatura interna.
Evitar o Modo Standby
Lembre-se de desligar completamente os equipamentos que não estão a ser usados. O modo standby acaba por consumir energia desnecessária.
Manter os Equipamentos em Boa Condições
É necessário que realize a manutenção regular dos seus aparelhos de aquecimento para garantir um funcionamento eficiente e evitar consumos excessivos.