WINDOWS 11 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, MAS NÃO PARA TODOS…

A PANERAI E A BRABUS COMBINARAM ESFORÇOS PARA CRIAREM UM RELÓGIO VERDADEIRAMENTE ESPECIAL
6 de Outubro, 2021
NEW WINE: A NOVA RUBRICA QUE LEVA ATÉ SI AS MELHORES SUGESTÕES E CURIOSIDADES
6 de Outubro, 2021

WINDOWS 11 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, MAS NÃO PARA TODOS…

Fonte: tek.sapo.pt

O novo sistema operativo da Microsoft foi lançado ontem, dia 5 de outubro, depois de meses a afinar os últimos pormenores.  

A 24 de junho a Microsoft anunciou o novo Windows 11, mas só na passada terça-feira, dia 5 de outubro, é que foi lançado. O novo sistema operativo chega sob a forma de uma atualização gratuita para todos os utilizadores da versão anterior do sistema operativo (Windows 10), cujos computadores estejam aptos para instalá-la. Este virá já a equipar os diferentes modelos de PC que chegarão às lojas a partir deste outono.  

O Windows 11 apresenta-se como uma versão mais moderna do sistema operativo, contando com novidades que irão agradar aos utilizadores profissionais e até aos gamers. O novo sistema lançado no dia 5 de outubro será atualizado gratuitamente nos computadores que usam os Windows 10. No entanto, existem algumas especificações de hardware que terá de cumprir para o poder instalar.  

Se o seu computador é recente, ou seja, com dois três anos, não deverá encontrar problemas nos seus requisitos de hardware. O problema surge nos computadores mais antigos, sobretudo no que diz respeito ao chip de segurança TPM (Trusted Platform Module), que no Windows 11 obriga à versão 2.0. Na configuração deve ter um processador com pelo menos 1 GHz (GigaHertz) de velocidade, com dois ou mais núcleos, a 64 bits (binary digit). Quanto à memória tem de ter pelo menos 4 GB (GigaByte) de RAM e 64 GB de armazenamento interno. 

O sistema deverá ter ainda BIOS (Basic Input/Output System) UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) com boot (processo de arranque ou inicialização do computador) seguro, e como referido, TPM 2.0. Quanto à placa gráfica esta tem de ser compatível com DirectX 12. Oficialmente, o Windows 11 não pode ser instalado em offline, ou seja, deverá ter uma ligação à internet e respetiva conta Microsoft. Por fim, o ecrã do computador deve ter pelo menos 9 polegadas e uma resolução de 720p. 

A Microsoft não pretende impedir que os computadores antigos atualizem para o novo sistema operativo, no entanto a empresa poderá negar as atualizações de segurança aos computadores não suportados oficialmente. Os utilizadores não terão o novo sistema de forma automática sendo que será necessário fazer o download do ficheiro ISO, de forma não oficial e instalar manualmente.  

Se não pretende mudar para o Windows 11 poderá continuar a ter o Windows 10, nas versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations, até dia 14 de outubro de 2025. 

Texto escrito por Maria Ana Tojo