O verdadeiro DJ recorreu às suas redes sociais para esclarecer que não esteve presente na Web Summit porque estava em Las Vegas.
Um impostor conseguiu enganar a organização da Web Summit ao fazer-se passar pelo famoso DJ Marshmello durante o evento que decorreu na Altice Arena (Lisboa), entre os dias 13 e 16 de novembro. Enquanto o verdadeiro DJ Marshmello, cujo nome é Christopher Comstock, estava nos Estados Unidos da América (EUA), o impostor conseguiu participar nas atividades da maior cimeira tecnológica do mundo.
A identidade de Marshmello é amplamente conhecida, mas o facto do artista usar uma máscara o tempo todo facilitou a tarefa do impostor e durante várias horas Marshmello esteve presente em dois lugares ao mesmo tempo, visto que o verdadeiro estava a atuar numa discoteca em Las Vegas, enquanto o falso participava na Web Summit em Lisboa. No entanto, a farsa foi descoberta quando o verdadeiro Marshmello recorreu às suas redes sociais para desmascarar o impostor.
No X (antigo Twitter), Marshmello esclareceu a situação e afirmou que “quem quer que a Web Summit tenha contratado para atuar ou dar entrevistas não sou eu. Peço desculpa a quem se deixou enganar por aquele impostor. Os meus advogados já contactaram a Web Summit“. Do lado da organização do evento, e até à data da publicação deste artigo, ainda não foi emitida qualquer declaração oficial sobre este incidente.
Whoever @websummit booked to perform and do interviews was not me. sorry to anyone who was misled by that imposter, my legal team has reached out #WebSummit
— marshmello (@marshmello) November 16, 2023
Durante a sua presença fraudulenta, o impostor participou ativamente nas atividades do respetivo evento, incluindo conferências, entrevistas e até mesmo o lançamento de uma nova criptomoeda chamada Adicoin em parceria com a Adidas. A comunidade e os participantes estão surpreendidos com a audácia do impostor em enganar a Web Summit, que este ano voltou a contar com a presença de diversos oradores de renome nacional e internacional.
Este incidente levanta agora questões sobre a segurança e a verificação de identidade em eventos de grande escala, destacando a importância de haver medidas rigorosas para evitar situações semelhantes no futuro.