A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou online a nova geração da Pick-up Amarok.
Com 5.350 mm, a nova VW Amarok é 96 mm mais longa do que a sua predecessora. Já a distância entre eixos, de 3.270 mm, representa um aumento de 173 mm. Isso proporciona mais espaço, especialmente na segunda fila de bancos da cabine dupla (a nova Amarok será lançada no formato de cabine dupla e quatro portas – DoubleCab – e cabine simples com apenas duas portas – SingleCab.
As capacidades todo-o-terreno do Amarok, que terá tracção integral de série em muitos mercados, também foram incrementadas, com destaque para a capacidade de vau que anteriormente era de 500 mm e agora é de 800 mm.
No habitáculo, a nova Amarok faria inveja a muitas berlinas do segmento médio-alto. Com os seus ecrãs digitais, o interior foi configurado pela equipa de design de veículos comerciais da Volkswagen de uma forma muito funcional e de alta qualidade. O espectro de monitores é composto pela instrumentação digital de 8,0 polegadas ou de 12,0 polegadas, no nível de equipamento Style, e um ecrã táctil em formato de tablet (10″ ou de 12″) para o sistema de info-entretenimento. A Volkswagen Veículos Comerciais implementou também uma mistura de funções digitais e/ou botões de pressão/rotação na Amarok que são intuitivos de utilizar. O volume do sistema de info-entretenimento e as configurações do sistema de tracção às quatro rodas são, por exemplo, controlados através de tais teclas físicas.
Quanto às motorizações, a gama Amarok terá quatro motores turbo diesel (TDI) e um motor turbo a gasolina (TSI). As qualidades comuns aos cinco motores são eficiência e altos níveis de binário. Em alguns mercados, o motor base será um 2.0 TDI de quatro cilindros com 110 kW (150 cv). Em termos de potência, o salto seguinte é o motor 2.0 TDI de quatro cilindros, mas com 125 kW (170 cv). Como terceiro nível, a Volkswagen Veículos Comerciais irá oferecer o 2.0 TDI de quatro cilindros e dois turbocompressores, capaz de desenvolver 150 kW (204 cv) ou 154 kW (209 cv) dependendo do mercado. Já na variante topo de gama, a Amarok recorre ao 3.0 V6 TDI com 177 kW (241 PS) ou 184 kW (250 PS), dependendo do mercado. Já o motor 2.3 Turbo a gasolina de 222 kW (302 cv) foi também concebido especificamente para os mercados de motores a gasolina tradicionais.
A partir dos 209 cv potência, todas as versões Amarok estarão equipadas de série com uma nova caixa automática de 10 velocidades Para a versão de 150kW, esta transmissão estará disponível em opção. A nova caixa automática de 10 velocidades substitui assim a de 8 velocidades do modelo anterior. Além disso, haverá uma transmissão automática de 6 velocidades e caixas manuais de 6 ou 5 velocidades para vários motores.
Em muitos mercados a Pick-up Amarok terá tracção integral (4MOTION) de série. Dependendo da região e do motor, coexistirão dois sistemas 4MOTION diferentes: um com tracção integral selecionável e outro com tracção integral permanente. A tecnologia do sistema de tracção integral assegura que a nova Amarok também é capaz de dominar qualquer terreno e, dependendo do motor, consegue rebocar até 3,5 toneladas.
Artigo por Rui Reis