VAMOS ONDE? MELGAÇO, O MUNICÍPIO MAIS A NORTE DE PORTUGAL

Ohai
AP Hotels
Slider
O NATAL EM BRAGANÇA PROMETE CONCRETIZAR OS SONHOS DE MIÚDOS E GRAÚDOS
19 de Novembro, 2021
O NOVO PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO PARA O TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS JÁ FOI LANÇADO
19 de Novembro, 2021

VAMOS ONDE? MELGAÇO, O MUNICÍPIO MAIS A NORTE DE PORTUGAL

Caso queira visitar Melgaço, em Viana do Castelo, a New Men dá-lhe sugestões de sítios para ficar, para visitar e para festejar.  

Melgaço é uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Alto Minho, que fica perto da fronteira com Espanha. É sede do município de Melgaço, subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelas províncias de Pontevedra e Ourense da comunidade autónoma da Galiza, Espanha, e a sudoeste e oeste pelos municípios portugueses de Arcos de Valdevez e Monção, respetivamente. É o município mais a norte do país. 

Em novembro, a vila recebe a Festa do Espumante. O evento, já na sua 7ª edição, acontece entre os dias 26 e 28 de novembro no Largo do Mercado. Este ano, o programa é mais intenso, visto que voltou ao modelo presencial. O evento pretende valorizar os espumantes obtidos no terroir de eleição da casta Alvarinho, bem como os produtores e produtos locais de eleição.  

A Festa do Espumante reunirá no mesmo recinto os grandes artífices dos espumantes da sub-região do Alvarinho, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições. De igual modo, outros produtos melgacenses, como o fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros, estarão igualmente representados e com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento, terá menus tentadores para harmonização.  

Diariamente, o evento receberá no palco provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.  

No capítulo do show cooking, três conceituados chefes serão protagonistas. Chakall, no dia 26, pelas 19h, Luis Américo, no dia 27, pelas 15h30, e Vitor Matos, no dia 28, às 15h30, apresentam propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região, trabalhando-os de um modo criativo que irá, certamente, surpreender.  

As noites de 26 e 27 de novembro serão particularmente animadas com música ao vivo e atuações de DJ’s. Rui Afonso e o DJ Tata integram o cartaz de sexta-feira e, no sábado, será a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, seguindo-se pela madrugada o DJ Pedro Simões, da RFM.  

A Festa do Espumante tem entrada livre e realiza-se dia 26, das 11:00 às 02:00, 27, das 12:00 às 02:00, e 28 de novembro das 12:00 às 18:00. Para quem vem de fora quererá um sítio para dormir e aproveitar para explorar a área.  

Melgaço Alvarinho Houses, com uma piscina exterior sazonal e vistas para a montanha e para as vinhas, é um agroturismo situado a 4km de Melgaço. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, ex-libris da região, fica a 20 minutos de carro desta propriedade, que ganhou um prémio nacional para Reabilitação Urbana em 2017.  

Todas as casas/villas são climatizadas e incluem uma área de estar e uma área de refeições. Também há uma cozinha equipada com uma máquina de lavar louça, um forno, um micro-ondas, uma torradeira e uma máquina de café. Todas as villas incluem casa de banho privativa com uma banheira e um bidé e é fornecida roupa de cama. O Melgaço Alvarinho Houses tem também comodidades para churrascos. O local tem estacionamento privado e gratuito.  

Pode reservar através do Booking e garantir que aproveita o fim-de-semana num sítio típico.  

Melgaço é um sítio que vale a pena visitar. Se estacionar na Praça da República, poderá ver a Fonte de São João com detalhes de decoração elaborada. Aqui terá uma primeira perspetiva do centro histórico da vila. Siga para oeste onde encontrará as Ruínas Arqueológicas da Praça da República. 

A grande atração turística de Melgaço é o Castelo de Melgaço e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, onde poderá usufruir das mais belas vistas da vila. 

Na Rua Direita encontrará a Igreja Matriz com a torre sineira. Do estilo romano original restam os portais incorporados no edifício que sofreu consecutivas alterações. Rodeie a igreja e descubra o lobo, ou leão, segundo alguns, um intrigante detalhe decorativo. 

Continue para oeste e aprecie o velho casario em granito, por entre vielas que certamente o farão retroceder no tempo. Numa dessas vielas dará de caras com a Igreja da Misericórdia, fácil de identificar pelos sarcófagos medievais antropomórficos no adro. 

Uns metros mais à frente encontrará o Solar do Alvarinho, que não deve perder quando visitar Melgaço. O solar já foi uma cadeia e a Câmara Municipal. Hoje o solar seiscentista dos Três Arcos, como também é conhecido, é a Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho. 

Vila e Natureza casam-se na perfeição no Parque Urbano do Rio do Porto, um espaço privilegiado para a atividade física inserida numa agradável zona verde cruzada por um ribeiro. Piscinas, polidesportivo e parque radical farão certamente as delícias de uns. Trilhos, pontes e passadiços ideais para caminhar ou pedalar, farão sem dúvida as delícias de outros. 

Em apenas um fim-de-semana, conseguirá aproveitar muito do que Melgaço tem para lhe dar de melhor. Desde as paisagens, à historia, passando pela Festa do Espumante e, claro está, o agroturismo em casas de granito, a vila mais a norte do país vai com certeza impressioná-lo e deixar boas memórias.  

Texto escrito por New Men

Toyota RAV4
Slider