A Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias portuguesas localizadas entre o norte e centro do país. Este fim-de-semana rumamos até à Serra da Lousã.
As nuvens cinzentas de outono/inverno começam a aparecer, e dentro de cada um de nós surge aquela vontade de procurar destinos mais acolhedores e pitorescos. Depois de uma “escapadinha” até Óbidos, para este fim-de-semana sugerimos que parta à descoberta de uma das grandes particularidades do nosso país: as Aldeias de Xisto. Rumamos à Serra da Lousã, onde ficam situadas aldeias típicas: Casal Novo, Chiqueiro, Talasnal, Cerdeira e Cantal. Todas verdadeiros tesouros do nosso país.
Nesta altura do ano as primeiras ondas de nevoeiro começam a cobrir frequentemente a serra da Lousã, que normalmente é pintada de verde e amarelo. É uma mistura de cheiros: pinheiro, eucalipto, flores de mimosa e a terra molhada pela chuva de outono. Ouvem-se os sons relaxantes da água nas ribeiras e dos pássaros a chilrear. As pessoas não aparecem nas aldeias, mas os gatos e cães simpáticos estão prontos para receber todos os visitantes que por lá passam. Quando se viaja pelas pequenas ruas repara-se nos potes de ferro iguais aos que havia nas casas dos avós, nas cortinas de renda iguais às que às mães fazem e claro, nas ardósias que seguram cuidadosamente as telhas de cada casinha.
- ONDE FICAR
A Serra da Lousã fica localizada a 30km de Coimbra, uma das cidades mais antigas do nosso país. Os acessos à Serra da Lousã são bons e, em média, demora apenas uma hora e meia a chegar desde o Porto e duas desde Lisboa. Encha o deposito do seu carro, faça as malas e parta nesta escapadinha rural de fim-de-semana.
Na nossa opinião, uma visita à Serra da Lousã não fica completa se não passar (pelo menos) uma noite numa das aldeias de xisto.
– A Casa da Eira é uma casa centenária remodelada, localizada a 5km da vila da Lousã, rodeada pela paisagem natural das montanhas. 120 euros inclui o alojamento para duas pessoas por duas noites nesta bela acomodação.
– O Adore Portugal Bungalow Natureza & Vista também está situado na vila de Lousã e dispõe de um belo jardim com terraço. O alojamento de turismo selvagem fica numa área onde os hospedes podem participar em atividades ao ar livre. Por 154 euros está incluído estadia para duas pessoas duas noites.
- O QUE VISITAR
Para visitar os locais de interesse referidos ao longo deste artigo sem carro ou sem recorrer a uma tour é uma tarefa praticamente impossível. Se estiver sem viatura própria o melhor para realizar esta viagem é alugar um carro e desfrutar de todos os recantos que aconselhamos.
– Talasnal – A reputação tem razão de ser. O Talasnal não é só a maior Aldeia de Xisto da Serra da Lousã, como também é uma das mais preservadas e visitadas pelos turistas. O cenário natural envolvente é maravilhoso pelos detalhes de todas as ruelas com casas de xisto. Sugerimos que percorra as ruelas estreias do Talasnal e será como viajar no tempo de olhos abertos. Não se esqueça de colocar no Google Maps a rua principal “Alminhas” e de visitar os antigos lagares de azeite.
– Casal Novo – Continuamos o percurso pelas Aldeias de Xisto da Serra da Lousã com uma visita à aldeia do Casal Novo, uma aldeia timidamente escondida numa encarpada encosta. A aldeia é pequenina, mas é uma pequenina maravilha. O mais certo nesta visita é encontrar a aldeia só para si. É importante desfrutar das espetaculares vistas sobre a Lousã e do seu castelo.
– Aldeia do Chiqueiro – Do Casal Novo até à Aldeia de Xisto do Chiqueiro é um saltinho. Se seguir a pé pelo percurso pedestre é pouco mais de 1km (2km, se contarmos com o percurso ida e volta). Esta aldeia é delimitada por dois pequenos cursos de água, e claro, por uma vista estrondosa. Nesta aldeia apenas irá encontrar dois habitantes permanentes, por isso, o mais certo é conseguir a companhia de animais enquanto descobre esta pequena aldeia.
– Complexo da Nossa Senhora da Piedade – É apelidado de um dos locais mais paradisíacos da serra da Lousã. Deste complexo, faz parte o Castelo da Lousã, a Praia Fluvial da Senhora da Piedade e o famoso restaurante “Burgos (mas desta falamos mais à frente).
– Aldeia Cerdeira – Uma das favoritas das aldeias de Xisto da Serra da Lousã. Aninhada num vale encantado, a Cerdeira é daqueles locais que encanta o coração a qualquer visitante. Pouco mais de uma centena de casas restauradas estão alinhadas em duas únicas ruas da aldeia.
– Aldeia do Candal – Quer seja o chafariz da aldeia, os lagares de azeite ou os moinhos de água que aproveitam a água da ribeira, todos estes recantos merecem a sua visita.
– Ribeira das Quelhas – Temos uma boa noticia para si: acabaram de nascer os Passadiços da Ribeira das Quelhas, tonando muito acessível a visita a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã.
– Baloiço Alto de Trevim – O roteiro pelas Aldeias de Xisto aproxima-se do final e para fechar em grande aconselhamos que assista ao pôr-do-sol no Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã (1200 metros de altitude). Este é o baloiço mais instagramável de Portugal e acredite, que não há melhor forma de dizer um “até já” à Serra da Lousa se não for a baloiçar com uma vista incrível à sua frente.

- ONDE COMER NA SERRA DA LOUSÃ
Não é novidade para ninguém que nas regiões serranas se costuma comer muito, mas mesmo muito bem. A Serra da Lousã só vem confirmar isso. A gastronomia típica da Serra da Lousã aproveita ao máximo os produtos típicos da zona, como o mel, as castanhas, o javali e o cabrito.
– O Burgo – Tal como já tínhamos falado, este é um dos restaurantes mais famosos quando se visita a Serra da Lousã. A avaliar pelas enormes filas, a fama não é, de todo, má. O melhor é jogar pelo seguro e reservar a sua mesa com alguma antecedência.
– Ti Lena – A combinação de um espaço rústico e acolhedor com boa comida que mais parece um almoço em casa dos nossos avós. É este o lema do restaurante “Ti Lena”. Está situado na aldeia de xisto do Talasnal e vale a pena o esforço de subir a rua sinuosa para chegar ao local. Dicas: bacalhau assado com batata a murro ou cabrito assado no forno.

– Sabores da Aldeia – Pelos lados da aldeia Candal localiza-se o restaurante Sabores da Aldeia. Espaço acolhedor, com a lareira acesa no inverno. Cabrito assado ou entrecosto com castanhas são os pratos mais escolhidos. Dica: como o espaço é pequeno, não deixe de fazer a sua reserva atempadamente.
– Villa Lausana – Se procura um restaurante com fácil acesso, com um ambiente requintado e comida regional típica, o restaurante Villa Lausana é uma excelente opção. Está localizado no centro da vila da Lousã e apresenta como sugestões um queijo de ovelha caramelizado com mel da Serra da Lousã chorar por mais e o típico bacalhau com migas e broa.
De barriga cheia e com vistas incríveis na memória chegou ao fim mais um fim-de-semana num destino rural de Portugal. Esperamos que a viagem tenha corrido bem, e que seja um “ate já” ás aldeias de Xisto da Serra da Lousã.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino