O próximo fim-de-semana não é prolongado como o anterior, mas nem por isso deixamos de lhe sugerir uma escapadinha de fim-de-semana. Não é Algarve, nem Alentejo, o próximo destino situa-se bem na costa oeste do nosso país. Pois é, o próximo destino é nada mais, nada menos que Óbidos. Uma visita a uma das vilas mais históricas do nosso país. Um destino ideal para quem procura as pedras preciosas do nosso Portugal, que ainda preservam a autenticidade que nos obriga a viajar no tempo e a imaginar-nos num local de reis e rainhas.
Óbidos é uma vila medieval, uma das mais pitorescas e românticas de Portugal. Uma vila rodeada por um castelo imponente, que rapidamente nos lembra o reinado de D. Dinis, Óbidos continua a ser uma das vilas mais bem preservadas do nosso país.
A menos de uma hora de Lisboa situa-se uma vila autêntica e serena, que no inverno cheira a lenha queimada e em qualquer estação emana um odor a comida caseira, que nos faz lembrar os serões em família à volta da lareira. A verdade é que o Castelo de Óbidos faz parte de uma das sete maravilhas de Portugal. Faça a mala e embarque connosco nesta viagem, em busca de uma vila cheia de história.
ONDE FICAR?
- GUESTHOUSE INFUSION
Para conseguir descobrir todos os recantos desta vila romântica sugerimos que pernoite num dos vários alojamentos locais da vila. Uma das nossas sugestões é a guesthouse Infusion, com uma relação qualidade-preço imbatível. Este alojamento local disponibiliza quatro quartos e um estúdio (com cozinha) decorados ao estilo moderno.
O pequeno-almoço continental é servido no salão de chá/restaurante, e segundo a avaliação dos hóspedes, é bastante variado e saboroso com uma seleção de 50 chás disponíveis (alerta para fãs de infusões!). Próximo das muralhas da cidade, mas longe do burburinho dos turistas, a guesthouse parece uma excelente opção para uma escapadinha de fim-de-semana romântico ou em família. Mas atenção, o valor da reserva não é reembolsável.
Preço médio 2 noites c/ pequeno-almoço: 116 €
2. HOTEL EXE VILA D’ÓBIDOS ****
Se procura uma experiência real de hotel, sugerimos o hotel Exe Vila D’Óbidos (4*) com uma arquitetura contemporânea, que está localizado a 5 minutos de carro da vila medieval de Óbidos. É servido um pequeno-almoço continental diariamente com uma escolha de quentes e frios bastante sugestiva. Caso o tempo esteja bom, tem sempre a opção de dar um mergulho na piscina exterior.
Preço médio 2 pessoas c/ pequeno-almoço incluído: 140 €
O QUE VISITAR?
Apesar de não ser uma vila muito grande, há imensos locais turísticos que certamente merecem a sua visita. A New Men dá-lhe uma lista de sugestões de ideias para a sua “escapadinha” de fim-de-semana.
– Castelo de Óbidos – Claro, não podíamos deixar de lhe sugerir a maior atração da vila (e talvez o maior motivo que faz os turistas visitar a vila). De encanto medieval, aconselhamos sem dúvida uma visita às muralhas que permitem um longo passeio com algumas das melhores vistas pela cidade. Pela cidade, há imensas lojas de artesanato que suscitam o interesse e a curiosidade das almas mais criativas.
– Cafés – Podíamos dizer-lhe que há um café específico onde pode provar uma das mais famosas bebidas portuguesas: a tradicional ginjinha de Óbidos, mas estaríamos a mentir. Os cafés que percorrem a cidade convidam à toma da célebre bebida da vila. Dica: experimente beber num copo de chocolate, garantimos que não se irá arrepender.
– Restaurantes – Típicas casas familiares que têm a função de preservar o melhor da gastronomia local, principalmente os pratos típicos da vila: uma caldeirada de peixe com o tradicional peixe da Lagoa de Óbidos.
– Ruas e ruelas – Vale a pena percorrer a vila pelas pequenas ruas que o levam aos mais pequenos recantos da vila. Às vezes também sabe bem partir sem destino, e aí se encontram pequenas maravilhas desconhecidas.
– Porta do Vale ou Senhora da Graça – Um dos pontos imprescindíveis para quem visita Óbidos. Uma prova do que são feitas as lendas e como (ainda) é possível morrer de amores. Esta local situa-se no lado nascente da muralha.
– Igreja Matriz de Santa Maria – O principal templo religioso da vila, cheio de espiritualidade e fé para os mais crentes.
– Aqueduto de Óbidos – Já fora das muralhas da vila e a cerca de 6km podemos encontrar o Aqueduto de Óbidos, responsável por trazer a água da nascente da Usseira ao chafariz da Praça de Santa Maria.
– Lagoa de Óbidos – Seja no verão ou no inverno, a lagoa de Óbidos merece uma visita só pelo facto de lhe proporcionar uma caminhada descontraída de fim de tarde. Com vista para a Foz do Arelho, esta bonita laguna portuguesa é de uma beleza inigualável.
ONDE COMER?
Para que não lhe falte nada neste roteiro, só nos falta sugerir aqueles locais em que vale a pena sentar-se à mesa e desfrutar de uma excelente refeição.
– Nova Casa de Ramiro – Um clássico das “escapadinhas” em Óbidos. Para os fãs de porco preto, este talvez seja a melhor opção de restaurante. O espaço participou no 7º concurso Gastronómico das Caldas da Rainha e Óbidos com o prato de arroz de pato. Ambiente bastante acolhedor.
– Poço dos Sabores – Frequentemente palco de noites de fado ao vivo, neste restaurante a ementa varia a cada seis meses com algumas das propostas mais populares: lasanha do mar, bacalhau e polvo à lagareiro.
– O Caldeirão – Um espaço tipicamente português que privilegia a qualidade dos pratos que serve. A decoração rústica com um pequeno caldeirão em bronze faz jus ao nome da casa.
– Cozinha das Rainhas – Situado no centro histórico de Óbidos, o restaurante Cozinha das Rainhas é um espaço moderno e requintado que tem como plano de fundo a muralha de Óbidos. Uma excelente opção para um jantar romântico com a sua cara metade.
Depois de um fim-de-semana longe da confusão da cidade, esperamos que tenha aproveitado para descansar e recarregar as baterias para a próxima semana de trabalho. Às vezes o que faz mesmo falta é uma “pausa” da vida real. Boa viagem!
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino