Com estas dicas não desperdiçará nenhum alimento.
Juntamente com o verão, chegam também as (merecidas) férias, que muitas vezes são passadas fora de casa, da cidade ou até mesmo do país. Então se vai se ausentar de casa durante um longo período de tempo, há que saber gerir a comida que tem em casa de forma a não desperdiçá-la. É importante recordar que, com o calor, os alimentos estragam-se com muita mais facilidade.
A Phenix, uma das marcas que combate o desperdício alimentar na Europa, partilhou algumas dicas úteis para evitar o desperdício neste período.
Evitar comprar muita comida na véspera
Se vai de férias, não faz sentido nenhum encher a casa de comida, certo? Ainda assim, é claro que não vai ficar sem comer ou encomendar comida todos os dias. Faça uma lista do que realmente vai precisar até ao dia da viagem e cumpra-a rigorosamente. Um bom truque que ajuda a não comprar demasiada comida, é ir às compras com o estômago cheio. Se estiver com fome vai acabar por comprar mais comida do que realmente precisa.
Esvaziar o frigorífico
Os alimentos frescos, normalmente têm um prazo de validade mais curto comparando com outros produtos. Assim sendo, tente consumir e aproveitar tudo o que tem no frigorífico antes de ir de férias.
Congelar alimentos
Congelar é sempre uma boa opção uma vez que aumenta a durabilidade dos produtos alimentares. Se sabe que não irá consumir tudo o que tem no frigorífico, a tempo da viagem, congele. Em relação ao leite, por exemplo, congele em cubos. Se quiser conservar ervas aromáticas, faça cubinhos de azeite e ervas e congele para utilizar nas refeições que confecionar quando voltar de viagem.
Leve os alimentos consigo
Se tiver comida em casa que deverá ser consumida nos próximos tempos – como por exemplo alimentos secos ou conservas -, leve-os consigo de viagem – se for possível, claro. Assim já poderá riscar alguns itens da sua lista de compras no novo destino.
Artigo por Yauri Neto